Setor ainda é pouco disputado na bolsa

O caminho da Vix em direção ao mercado acionário lembra em muito o percorrido pela JSL, mais conhecida como Julio Simões Logística. O histórico familiar, o início de atuação no mesmo período do grupo Águia Branca (1956, no caso da JSL) e as áreas de negócios podem servir de bom prenúncio para o desempenho da empresa capixaba na Bovespa. Em 2010, quando fez a oferta pública inicial de ações, as ações da JSL, empresa sediada em Mogi das Cruzes (SP), subiram 39,4% e, desde então, seu valor de mercado já aumentou cerca de R$ 1,9 bilhão, ou 120%.
 
O porte da empresa paulista mudou e a inicialmente transportadora se transformou em uma referência em operações logísticas, com uma receita bruta que passou de R$ 2,26 bilhões, em 2010, para cerca de R$ 4,5 bilhões em 2012, segundo dados preliminares.
 
A Tegma, companhia com foco na logística automotiva, também ganhou impulso desde que abriu o capital. Sua receita bruta passou de R$ 861 milhões para R$ 1,886 bilhão, de 2007 para 2011. Seu valor de mercado cresceu 39%.
 
Um analista que acompanha logística diz que o setor é muito sensível, difícil de entrar, mas desperta bastante apetite dos investidores e um interesse comprador sobre os papéis.
 
O foco de exploração da logística dedicada pela JSL, linha de negócio que responde por cerca de metade de seu faturamento, também deve ser o grande atrativo da Vix, ainda que demande muito capital intensivo. Já a parte de logística automotiva, disputada com grandes players, tende a perder força na empresa, diz o analista. O fato de ter a estrutura de um grande grupo por trás como o Águia Branca também poderá ser visto como uma vantagem da Vix.
 
O analista de logística do Banco Santander, Pedro Balcão, considera que a entrada da JSL no mercado de capitais foi muito positiva no sentido de profissionalização da gestão. "Passaram a ter maior preocupação no sentido de 'disclosure' [divulgação de informações], o que acaba sendo positivo para os clientes, que valorizam uma empresa listada, com informações melhores e mais transparente", afirma Balcão, ressaltando a melhora da governança corporativa da companhia paulista. "E acho que foi a vinda para a bolsa o catalisador dessas alterações."
 
Ainda que as mudanças pós IPO também tenham sido sentidas, principalmente com as aquisições anunciadas e o ingresso no segmento de comércio eletrônico, as influências do mercado de capitais no dia a dia da Tegma foram menores aos olhos do mercado.
 
O setor logístico é bastante pulverizado, com empresas familiares e de atuação regional, o que dá amplo espaço para o movimento de fusões e aquisições. Resta ver os efeitos que a listagem terá na agressividade da Vix. Além de enfrentar JSL e Tegma, a empresa vai concorrer na Bovespa com empresas focadas na locação de frota, caso da Locamerica e Localiza.