Setcesp participa da Campanha Maio Amarelo

Pelo segundo ano consecutivo o Sindicato de São Paulo (Setcesp) participa da campanha Maio Amarelo, que tem como seu principal objetivo alertar, tanto o poder público como a sociedade, sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito no Brasil e em todo o mundo. E as atividades do sindicato se intensificaram nessa semana com a realização de dois grandes eventos.

No último dia 15 de maio, o Secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo,  João Octaviano Machado Neto, participou do almoço da Diretoria Plena da entidade onde foram apresentadas as ações desse ano. “Estamos aproveitando os almoços de Diretoria Plena para lançar iniciativas relevantes para o nosso setor e esse ano, em especial, somos parceiros oficiais da prefeitura, da Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo e da CET e na campanha do Maio Amarelo porque também é nossa responsabilidade trabalhar por um trânsito melhor e mais seguro”, afirmou o presidente do Setcesp, Tayguara Helou.

Como parte de suas ações o Setcesp está divulgando em sua campanha “Minuto do Transporte”, veiculada diariamente na Rádio Bandeirantes, um spot exclusivo sobre orientação no trânsito e alertando os ouvintes sobre a campanha. Além disso, estão sendo publicados materiais de conscientização de trânsito em todas as mídias sociais e meios de comunicação da entidade.

Em sua fala o secretário destacou a importância dessas ações. “O Maio Amarelo é muito mais que uma campanha de um mês, ela é uma postura e uma atitude das pessoas em relação a vida e a cidadania”, exaltou Machado Neto.

No dia 17 de maio  foi realizado o evento “Caminhos Cruzados: motoristas e motociclistas”, que além de debater a importância e responsabilidade destes profissionais para a eficiência logística da cidade, também orientou os condutores sobre os ‘pontos cegos’ de um caminhão.

Foi a primeira vez que a entidade reuniu no mesmo lugar os principais profissionais que trabalham para a eficiência da logística da cidade de São Paulo: motociclistas, motoristas de caminhão, empresários e executivos do TRC. O evento contou com palestras de Antonio Tadeu Prestes de Oliveira, Diretor da Divisão Técnica de Cargas – DSV da CET; e de Celso Miranda, jornalista especialista em automobilismo e também da apresentação da Sascar sobre prevenção de acidentes.

Mas as principais atrações do encontro foram a realização de duas dinâmicas interativas. A primeira delas contou com um caminhão com os seus pontos cegos sinalizados para que os participantes pudessem perceber o quão difícil é para o motorista conseguir ver todos os objetos que estão no entorno do veículo e, assim possam conduzir suas motocicletas, bicicletas ou se deslocarem a pé com maior segurança sempre que estiverem próximos a um veículo pesado. Já na segunda atividade do dia, todos os participantes utilizaram óculos especiais que simulavam três níveis diferentes de embriaguez, do mais leve ao mais alto, e tiveram que caminhar desviando de obstáculos.

Genivaldo Chavier dos Santos é motociclista autônomo há 15 anos e participou da simulação de pontos cegos no caminhão. “Essa foi uma experiência surpreendente, porque eu piloto ao lado do caminhão praticamente o dia todo e sempre pensei que a visão dele era melhor, porém ela é bem limitada. A partir de agora eu vou manter uma distância maior e intensificar a sinalização”, falou.

“A visão é completamente turva, é como caminhar sem destino. Essa atividade é muito importante para as pessoas terem noção de que não podem beber e dirigir”, explicou Carlos Santos Lira, motorista de veículos pesados na West Cargo, após a simulação de visão com embriaguez.

O evento foi uma realização do Setcesp em parceria com a Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Mobilidade e Transportes,  Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), Departamento de Transportes Públicos,  Companhia de Engenharia de Trafego(CET)  e SPTrans, com apoio da Abraciclo, Tutto Moto, Capacetes Norisk, ASW, Honda e SASCAR.

Fonte: Setcesp