Setcesp e IPTC lançam Guia de Recebimento de Carga em Shopping Centers

Durante o 32º Fórum Paulista do Transporte – Mobilidade e Abastecimento Urbano, realizado na sede do SETCESP no último dia 29 de gsoto,  o Diretor Executivo do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), Fernando Zingler, apresentou os resultados da pesquisa de “Operações de Recebimento de Carga em Shopping Centers” que mapeou 78 Shoppings da Grande Região Metropolitana de São Paulo.

Por meio do resultado deste levantamento técnico, comprovou-se algumas dificuldades e desafios. A fragmentação das janelas de horário de recebimento, com restrição ao uso do carrinho, é a questão mais preocupante já que se trata de um item fundamental para realização da operação. Para se ter uma ideia, o uso do carrinho é permitido, na maioria dos casos, somente no período da manhã (até as 11 horas) por ter um fluxo menor de visitantes no local. Por isso, dentro do horário comercial de operação (06h-18h), os shopping centers disponibilizam, em média, apenas 8 horas e 23 minutos para recebimento de mercadorias, sendo que apenas 6 horas e 10 minutos permitem a realização de entregas com o uso do carrinho.

Outro ponto importante é a falta de políticas de estacionamento para veículos de carga e descarga, sem a devida demarcação ou dimensionamento das vagas. A proporção atual é de 10 vagas por estabelecimento quando, na verdade, o ideal seria o dobro.

A ausência de elevadores para movimentação de carga em shoppings que possuem mais de um piso também está relacionada entre os itens apontados como críticos pelo estudo, uma vez que o acesso às lojas se dá pelas escadas em 9% dos estabelecimentos, atrasando a realização das entregas.

Mas, em contrapartida, notou-se também a prática da entrega noturna em alguns estabelecimentos que facilitam e flexibilizam o recebimento de carga em horários nos quais o trânsito é mais fluído, o que reduz os percursos dos caminhões e resulta na diminuição da emissão atmosférica de poluentes. Tendo em vista que os shopping centers possuem boa estrutura de segurança, os riscos de roubo, nesses casos, são bastante reduzidos.

“É necessário obter esforços de todos os componentes desta cadeia produtiva (administração dos shopping centers, lojistas e transportadores) para que seja otimizado o tempo de deslocamento, a gestão dos espaços e a organização dos negócios para que haja ganho de produtividade nessas operações e, consequentemente, toda a sociedade seja beneficiada”, afirmou Fernando.

Encerrando sua apresentação, Fernando e o presidente do SETCESP, Tayguara Helou, homenagearam o Shopping Center Norte com uma placa em reconhecimento ao Maior Índice de Recebimento de Mercadorias de acordo com o levantamento realizado pela pesquisa.

Guia

Fechando a programação do Fórum em grande estilo Fernando Zingler e Tayguara Helou lançaram o Guia de Recebimento de Carga em Shopping Centers na GRMSP, material fruto da pesquisa que detalha a entrega de mercadorias em mais de 70 shoppings que são abastecidos por mais de 1.500 veículos de carga por dia.  O Guia pode ser baixado aqui.

Encerrando o encontro o presidente do SETCESP, Tayguara Helou, junto ao Fernando, lançou o Guia de Recebimento de Carga em Shopping Centers na GRMSP, material fruto da pesquisa que especifica a entrega de mercadorias em mais de 70 shoppings.

Os detalhes desse painel, da pesquisa e de como adquirir o Guia estão disponíveis aqui.

Fonte: Setcesp