Sest Senat anuncia nova meta de atendimentos para o projeto Saúde nos Portos

A diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, anunciou uma nova meta para o projeto Saúde nos Portos: alcançar seis mil trabalhadores do transporte com exames gratuitos de saúde, nas áreas portuárias do país. “O acordo de cooperação, firmado neste ano com a SEP (Secretaria de Portos da Presidência da República), previa 3,1 mil atendimentos em dez portos, até julho de 2016. Mas, já nas primeiras cinco etapas realizadas, em cinco portos, o SEST SENAT alcançou esse número. Por isso, estabelecemos uma nova marca”, explicou.  O novo desafio foi anunciado durante a abertura do II Seminário de Integração sobre Saúde e Segurança na Área Portuária, realizado na sede da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), em Brasília, nessa quarta-feira (7).
 
O secretário de Políticas Portuárias da SEP, Fábio Lavor, também celebrou os bons resultados do projeto e declarou que pretende ampliar a atuação com o SEST SENAT. “Primeiramente, agradecemos ao SEST SENAT pelos frutos que já estamos colhendo num período bem mais curto do que imaginávamos. Por isso, queremos fortalecer essa parceria, aproveitando a capilaridade da Instituição, assim como sua expertise para levar adiante este trabalho”, reforçou.
nicole_fabio_cnt.jpgSegundo Nicole Goulart, a instituição entende que “precisa ir, sempre, aonde se encontra o trabalhador”. “Compreendemos que, devido à rotina exaustiva de trabalho, muitos profissionais do transporte não se preocupam devidamente com a sua saúde. É aí que entra o nosso papel, nossa atividade primordial, que é fomentar um cuidado maior com o bem-estar pessoal”, destacou a diretora.
 
O projeto Saúde nos Portos teve início em julho de 2015. Com estações de atendimentos montados em portos públicos brasileiros, ele oferece aos trabalhadores diversos exames, como: verificação da glicose, aferição de pressão arterial, IMC (Índice de Massa Corporal) e testes rápidos de HIV e sífilis. Os beneficiários também recebem orientações sobre saúde bucal, nutrição, saúde do homem, combate ao uso de álcool e drogas, e ainda participam de palestras e de aulas de alongamento e de ginástica laboral.
 
Os portos que já receberam o projeto foram: Santos (SP), Paranaguá (SP), Vitória (ES), Suape (PE) e Natal (RN). Ainda estão programados os das cidades de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Rio Grande (RS).
 
No seminário promovido pela Antaq, Jamile Antunes, coordenadora de Promoção Social do SEST SENAT, ministrou a palestra Ações do SEST SENAT Relacionadas à Saúde dos Trabalhadores do Transporte. Ela destacou a importância da abrangência das iniciativas da instituição, citando que, em vinte anos de existência, foram registrados mais de 100 milhões de atendimentos nas diversas atividades de Promoção Social e Desenvolvimento Profissional. Sua apresentação ainda exibiu, detalhadamente, todas as campanhas realizadas, bem como os resultados conquistados até agora. 
 
O diretor do SEST SENAT de São Vivente (SP), Sergio Luis Pereira, ficou responsável pela palestra Saúde do Caminhoneiro na Área Portuária. Sua exposição será no encerramento do evento, nesta quinta-feira (8). 
 
O encontro tem como objetivo promover um intercâmbio de informações sobre a saúde e a segurança do trabalhador portuário. Além do SEST SENAT e a SEP, o Ministério da Saúde e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) também estavam representados.