São Paulo: Haddad sanciona lei que obriga carro de fora a pagar inspeção

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad sancionou nesta sexta-feira a nova lei sobre a inspeção veicular. A partir de 2014, os carros licenciados em outras cidades também passarão pela vistoria. A medida vale apenas para veículos que circulam ao menos 120 dias por ano na capital.
 
Segundo a Prefeitura, a fiscalização deverá ser feita por radares inteligentes e os proprietários terão de pagar pelo serviço.  A estimativa é que cerca de 1 milhão de veículos emplacados em outras cidades circulem por dia na capital.
 
Reembolso
 
A portaria publicada nesta sexta-feira também prevê o reembolso da taxa de R$ 47,44 para os veículos que forem aprovados na vistoria deste ano. O fim da taxa foi uma das promessas de campanha do prefeito durante o período eleitoral.
 
Apesar de ter sido sancionada, a lei ainda precisa ser regulamentada no prazo de até 60 dias. A regulamentação vai definir como será o reembolso da taxa paga pelos motoristas e quais empresas estarão aptas a fazer a vistoria.
 
A nova lei prevê também que quem for reprovado na análise de poluentes e outros itens terá que pagar o valor, sem direito a reembolso.