Roubo de carga tem queda de 8,68% no Estado, em maio

 
No Interior o indicador caiu 8,61%, na Capital 14,32% e de 12,96% nos municípios que compõe o Gamesp Campinas. O dado foi divulgado pelo secretário da Segurança Pública durante a 5ª reunião do Gamesp da RMC
 
O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, informou que os roubos de carga no Estado de São Paulo caíram 8,68% neste mês de maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. O total do indicador passou de 772, para 705 – 67 ocorrências a menos.
 
O anúncio foi feito na reunião do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica em Segurança Pública (Gamesp) da Região Metropolitana de Campinas, na manhã desta quarta-feira (24).
 
Moraes adiantou também os dados dos roubos de carga em outras regiões. Na Capital, houve diminuição de 14,32%, e no interior como um todo, a queda foi de 8,61%.
 
O total de casos, na Capital, passou de 461 em maio do ano passado, para 395 no mesmo mês de 2015. Ou seja, 66 casos a menos. No interior, houve redução de 13 ocorrências, passando de 151 para 138.
 
"Só aqui na região do Gamesp de Campinas, houve recuo de 12,96% em maio deste ano. Passou de 54 roubos de carga para 47", afirmou o secretário.
 
Para Moraes, a queda se atribui a dois fatores. "O primeiro é o cruzamento inteligente de informações e investigações de todos os grandes roubos de carga no Estado", explicou. "E também a melhoria do policiamento para aqueles roubos de oportunidade, quando a carga tem baixo valor agregado".
 
Segundo o titular da Segurança Pública, a única região que apresentou aumento foi a Grande São Paulo, com 7,5% a mais no mês. Foram 12 ocorrências a mais se comparado com o maio do ano passado, passando de 160 para 172.
 
Os demais indicadores da criminalidade serão divulgados nesta quinta-feira (25).
 
Gamesp
 
O Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da região de Campinas foi criado em fevereiro de 2013. Ele é composto por representantes dos poderes federal, estadual e das prefeituras de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d'Oeste, Santo Antônio da Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
 
O Gamesp é um fórum regional que prioriza o trabalho de inteligência para repressão de crimes e desenvolvimento de ações educativas e socioculturais.
 
Além de Campinas, o grupo existe em mais sete regiões do Estado.