Rodoanel Norte é apresentado em Washington como referência em projeto urbano, social e ambiental

O projeto do Rodoanel Norte foi apresentado em Washington, nos Estados Unidos, para uma plateia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição que participa do empreendimento. O Workshop Sobre Infraestrutura Sustentável discutiu os aspectos de planejamento, engenharia, programas e ações sociais e ambientais, com destaque para as inovações e conquistas provenientes da parceria com o BID.
 
O banco considera o Rodoanel Norte uma referência de sustentabilidade em megaprojetos de infraestrutura. No evento, o BID reconheceu a iniciativa do Governo do Estado de São Paulo como "um grande empreendimento urbano, social e ambientalmente sustentável".
 
O presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, e o coordenador técnico de projetos da Companhia, Evandro Biancarelli, falaram dos antecedentes do projeto Rodoanel e sua importância na integração viária e logística do Estado de São Paulo.
 
 
Além disso, também foi abordado a execução do projeto de infraestrutura, detalhando a gestão do gerenciamento e supervisão técnica, envolvimento dos stakeholders, desenho das alternativas, aspectos construtivos e o andamento das obras e as questões sociais e ambientais.
 
 
Sobre o Rodoanel
O investimento total no Rodoanel Norte é de R$ 6,9 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões do Tesouro Paulista, R$ 2,01 bilhões do financiamento do Estado junto ao BID e R$ 2,05 bilhões de convênio com o Governo Federal. O trecho faz parte da maior obra metropolitana da América Latina, o Rodoanel Mario Covas.
 
 
Ao todo, serão construídos sete túneis duplos, que somam 6,1 quilômetros em cada sentido, e 114 OAEs (pontes/viadutos), totalizando 12,68 quilômetros. A rodovia será concluída e liberada ao tráfego em junho de 2017.
 
 
O Rodoanel é uma rodovia chamada "Classe Zero", de alto padrão técnico e controle total de acesso que circunda toda a Região Metropolitana de São Paulo. Com 44 km de extensão, interligará os trechos Oeste e Leste.
 
 
A obra começa na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
 
Com sua construção, o tráfego de passagem, sobretudo de caminhões, será distribuído e realocado no entorno da Região Metropolitana, melhorando o fluxo nas marginais e consequentemente o trânsito dos veículos de transporte coletivo. Estima-se que o Rodoanel Norte irá retirar 18,3 mil caminhões por dia da Marginal Tietê.