Restrição ao tráfego de caminhões passa a multar em Florianópolis

Lei que restringe tráfego de veículos pesados entrou em vigor há 60 dias. Medida tem como objetivo melhorar a fluidez e segurança do tráfego.

Encerra nesta semana o período educativo de 60 dias de orientação às normas de restrição ao tráfego de caminhões acima de sete toneladas ou com mais de sete metros em Florianópolis. O decreto 11.942 sancionado no dia 1º de agosto de 2013 prevê multa para os motoristas que descumprirem a determinação. As penalidades começarão a ser aplicadas a partir da colocação das placas indicativas nas vias onde o tráfego é restrito.

 

De acordo com o texto aprovado pelo prefeito Cesar Souza Júnior, a medida tem como objetivo “compatibilizar os fluxos de pedestres, transporte coletivo, cargas, serviços, informações e transporte individual no município, em particular na região interna ao Centro”.

 

É proibido o trânsito de caminhões e estacionamento de veículos em operação de carga e descarga, de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h e das 17h às 20h. Nos sábados, o horário com restrições é entre 10h e 14h. Quem descumprir a lei, pode levar multa de R$ 85,13.

 

O decreto também vale para os serviços de carga e descarga de mercadorias, mudanças, materiais de construção e concreto, distribuição de bebidas e gás, além de produtos inflamáveis. Não estão incluídos na determinação, os caminhões que prestam serviços essenciais, de emergência, cobertura jornalística, obras, serviços de emergência e de sinalização de trânsito, guinchos e veículos dos Correios.

Segundo o Decreto, quatro regiões têm restrição de tráfego:

Área interna do polígono formado pelas vias

Avenida Osvaldo Rodrigues Cabral

Avenida Rubens de Arruda Ramos

Avenida Mauro Ramos

Rua Silva Jardim

Rua José da Costa Moelmann

Avenida Paulo Fontes

 

Pontes

Pedro Ivo Campos

Colombo Machado Salles

 

Área Insular

Rua Frei Caneca

Rua Rui Barbosa

Rua Delminda da Silveira

Rua Lauro Linhares

Rua Dep. Antonio Edu Vieira

Avenida Osvaldo Rodrigues Cabral

Avenida Jornalista, Rubens de Arruda Ramos

Avenida Governador Irineu Bornhausen

Avenida Professor Henrique da Silva Fontes

Avenida da Saudade

Avenida Gustavo Richard

Avenida Madre Benvenuta

 

Área Continental

Rua Fúlvio Aducci

Rua Pedro Demoro

Rua Gaspar Dutra

Rua Liberato Bittencourt

Avenida Max Schramm

Rua Santos Saraiva

Avenida Max de Souza

Rua Desembargador Pedro Silva

Rua João Meireles

Avenida Ivo Silveira