Recursos contra multas aumentam 134% no 1º semestre em Campinas

O número de recursos de multas de trânsito em Campinas aumentou 134% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec). O balanço, pedido pela EPTV (afiliada da Rede Globo), apontou que de janeiro a junho de 2014 foram protolocados 3.117 recursos de infração de condutores, contra 1.331 nos seis primeiros meses de 2013. A média é de 17 pedidos por dia.

 A Emdec ainda apontou que a quantidade de multas de trânsito aplicadas na cidade também aumentou 45% no primeiro semestre. De janeiro a junho, foram 316.028 notificações de autuações, enquanto nos primeiros meses de 2013 foram registradas 218.541 infrações.

 Ainda segundo a empresa, foram deferidos 859 recursos em primeira instância no primeiro semestre, enquanto 1.869 recursos foram indeferidos. Já em segunda instância, no mesmo período, de 314 recursos protocolados, 7 foram aceitos e 81 negados.


O secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, afirmou que as multas mais reclamadas são avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade. "São as ocorrências mais comuns e as que geram mais reclamação. A chance de erro é pequena, mas é claro que elas existem".

Para tentar evitar os pedidos de recurso, a Emdec criou uma ferramenta para o motorista ter acesso às fotos da infração através do site da empresa. A ação abrange as infrações registradas por radares fixos e os instalados em semáforos, que identificam excesso de velocidade, além de avanço de sinal vermelho e paradas em faixa de pedestres.

Para ter acesso, o motorista que receber a notificação de infração terá que preencher os campos no site da empresa com os seguintes dados:  o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), as placas do veículo e o número do Auto de Infração de Trânsito (AIT) contido na notificação de infração.