Projeto prevê nova pista e via de acesso

Com cerca de 70% da primeira etapa de ampliação de Viracopos concluída, a concessionária que administra o aeroporto internacional em Campinas começou a se preparar para o segundo dos cinco ciclos de investimentos previstos na concessão.

A Aeroportos Brasil Viracopos apresentou à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e à Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável de Campinas um pedido para alterar o traçado da linha férrea que corta o sítio aeroportuário.

A mudança é necessária para que seja construída a segunda pista do aeroporto. De acordo com a concessionária, as obras estão previstas para começar no ano que vem.

A segunda pista pode evitar transtornos como o do ano passado, quando Viracopos ficou fechado por quase 46 horas após o pneu de um avião cargueiro furar durante o pouso e a aeronave ficar parada no meio da pista.

O projeto de abertura de uma nova via de acesso ao aeroporto também está sendo elaborado –hoje, a avenida de acesso tem pista simples e já registra congestionamentos nos horários de pico.

INVESTIMENTOS

O plano de expansão de Viracopos pretende transformá-lo no maior aeroporto do Brasil e da América Latina até o fim da concessão, em 2042.

Ao todo, serão investidos R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos. Sua capacidade deve chegar a 80 milhões de passageiros por ano com novos terminais e a construção da terceira e da quarta pistas.