Presidente da CNT critica processo lento de duplicação da BR-381

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), senador Clésio Andrade, reiterou, esta semana, junto ao ministro dos Transportes, Paulo Passos, a necessidade de urgência na duplicação da BR-381, com atenção especial ao trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares (MG). De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), deverão ser licitados oito dos dez lotes previstos para a obra. O trecho de 45 quilômetros, entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Nova Era, terá de esperar outro processo licitatório.
 
“O governo precisa dar celeridade à duplicação da BR-381. Temos que correr contra o tempo para salvaguardar a vida de milhares de mineiros e potencializar a força dos maiores polos industriais do estado”, afirma o parlamentar.
 
Apenas no último ano, foram registradas 121 mortes em 2.459 acidentes na BR-381, de acordo com os dados da Policia Rodoviária Federal (DPRF). “Hoje, conhecemos a BR-381 como a ‘Rodovia da Morte’. Já passou da hora de mudarmos essa realidade e garantirmos mais segurança ao povo mineiro”, finaliza.
 
Desenvolvimento econômico
No início de junho, a Agência CNT de Notícias destacou, em reportagem especial, o prejuízo econômico enfrentado por empresas instaladas em municípios cortados pela rodovia.
 
Na ocasião, o professor e pesquisador do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Simões, ressaltou que o traçado da rodovia, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, é o mesmo desde a década de 1960, porém com tráfego muito mais intenso e maior número de caminhões pesados. “A estrada ruim provoca a redução da produtividade da região metropolitana da capital e também do Vale do Aço. Isso acaba com a competitividade dos produtos, que ficam mais caros, devido ao aumento do frete e dos custos com manutenção”, explicou em entrevista. 
 
Data: 31/07/2012