Portos de Paranaguá (PR) e Itajaí (SC) registram aumento na movimentação de cargas

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), no Paraná, comemorou os resultados apresentados em maio deste ano. Comparado com o mesmo mês de 2014, a movimentação total de cargas teve um crescimento de 2%. 
Foram movimentadas, em 2015, 4.235 milhões de toneladas, enquanto que em 2014, o volume foi de 4.136 milhões de toneladas. 
 
De acordo com a Administração, o saldo positivo foi puxado pelo aumento do volume exportado de açúcar e farelo, além do aumento na importação de fertilizantes. O destravamento de acordos comerciais internacionais fez crescer, também, a exportação de veículos. Segundo a Appa, a quantidade de automóveis exportados pelos portos de Paranaguá e Antonina, em maio de 2015, é cinco vezes maior ao mesmo mês do ano passado. 
 
A movimentação geral de contêineres também registrou alta. Foram 65.942 TEUs (unidade equivalente ao um contêiner de 20 pés) movimentados no período, 12% a mais do que os 58.801 TEUs registrados em maio de 2014. 
 
Complexo Portuário do Itajaí 
 
O Complexo Portuário do Itajaí, em Santa Catarina, registrou, em maio deste ano, a segunda maior movimentação do ano. 
 
Foram operados 84,8 mil TEUs. O resultado fica atrás, apenas, dos 89,63 mil TEUs movimentados em março. 
 
Nos cinco primeiros meses do ano, o Complexo movimentou 408,61 mil TEUs. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o recuo foi de 9%.
 
Com informações da Appa e do Secretaria dos Portos.