Porto já prepara expansão

O Porto Itapoá ainda opera com 30% da capacidade, mas já planeja a expansão do terminal. Com a inauguração da SC-415, prevista para 20 de janeiro, o uso das instalações deve saltar para 70% nos próximos 12 meses, calcula o diretor superintendente do porto, Patrício Júnior. Nesse nível, diz ele, os gargalos começariam a atrapalhar a operação do terminal. Mas, antes que isso ocorra, os planos de expansão estão sendo colocados em prática, com os pedidos das licenças necessárias.
A segunda fase vai quadruplicar a atual capacidade de 500 mil teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), para 2 milhão de teus por ano. Serão investidos mais R$ 500 milhões para elevar o cais em 330 metros de comprimentos, permitindo a atracação de até 3 navios Post-Panamax ao mesmo tempo. Será construído também mais um cais interno de 283 metros para navios menores e uma ponte de 230 metros para a movimentações de caminhões. A área de armazenagem será expandida para 500 mil metros quadrados.
O forte de Itapoá é a operação de carga refrigerada, que exige infraestrutura especial – uma grande carência no sistema portuário brasileiro. O porto já conta com 1.380 tomadas para contêiner reefer (equipamento refrigerado usado para o carregamento de cargas perecíveis). Esse número deverá ser elevado com a expansão.
Apesar das limitações de acesso terrestre, o terminal tem sido procurado por clientes do Mato Grosso, São Paulo e Paraná, além de Santa Catarina. Uma das vantagens é ter um acionista armador (a alemã Hamburg Süd), que garante escala de navios no terminal, diz Patrício Júnior – um carioca de 50 anos que se mudou para Itapoá para comandar e transformar o terminal no mais eficiente do Brasil.
Para alcançar a meta, ele conta com uma equipe de profissionais altamente especializados e instalações supermodernas que permitem mais eficiência na operação. Em dezembro, o porto conseguiu um recorde de 136 movimentos de contêiner por hora, número comparado ao dos mais modernos terminais do mundo. Na Santos Brasil, maior terminal de contêiner do País e considerado um dos mais eficientes, o recorde é de 80,67 movimentos por hora.
Itapoá tem quatro portêineres – aquelas instalações gigantes que retiram (ou colocam) os contêineres dos navios. Na área de armazenagem, as movimentações são feitas por 11 transtêineres, 26 terminal tractors (caminhões desenvolvidos para portos) e 5 empilhadeiras de grande porte. Todos os equipamentos serão duplicados com a ampliação do porto.
8/1/2012