Porto de Paranaguá (PR) zera filas com controle on-line do recebimento de caminhões

O fluxo de caminhões para carga e descarga no Porto de Paranaguá, no Paraná, cresceu 4,5% entre janeiro e julho deste ano, se comparado com o mesmo período de 2012. Foram 226,4 mil veículos que passaram pelo pátio de triagem nos sete meses, viabilizando uma movimentação de até cem mil toneladas de produtos por dia. No local não há filas e o tempo de espera para que a maioria dos caminhões seja liberada não passa de oito horas.
 
De acordo com o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, a realidade hoje é bem diferente da que existia há alguns anos. “As filas chegavam a 130 quilômetros e a espera, em média, era de 24 horas”, conta. A mudança ocorreu após a implementação do “Carga On-Line”, que passou a vigorar plenamente no ano passado.
 
Por meio do sistema, todos caminhões com destino a Paranaguá são cadastrados pela internet. A administração do porto, então, cruza as informações sobre as cargas que estão por chegar e a disponibilidade dos navios. Com isso, informa ao caminhoneiro em que momento ele deve chegar para descarregar o produto. “Além de evitar a espera, isso reduz o fluxo de caminhões na estrada, porque o deslocamento acontece de forma mais coordenada”, explica Fregonese. No pátio de triagem, que tem capacidade para até mil veículos, os motoristas recebem uma senha, que permite maior controle no transbordo da mercadoria. Até 2,5 mil caminhões passam todos os dias pelo local.
 
Segundo o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Sérgio Malucelli, isso vem reduzindo o custo operacional do frete. “O porto tornou-se mais ágil e fez com que nós ganhássemos tempo e ampliássemos o número de viagens no mês”, explica.
 
Em 2012 o Porto de Paranaguá movimentou 45 milhões de toneladas de produtos. A expectativa é que o número dobre até 2020.