Porto de Paranaguá já utiliza os novos acessos ao pátio de caminhões

O novo acesso permitirá que o fluxo de caminhões, principalmente durante a safra, seja atendido com ainda mais agilidade. "Estamos acabando com todo e qualquer gargalo", informou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
 
Para o secretário o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, as melhorias em andamento no Porto de Paranaguá já refletem na alta produtividade, com o porto superando metas diárias. “Este governo já investiu mais de meio bilhão e trabalha para que Paranaguá atenda a demanda do setor produtivo paranaense e também do Brasil “, disse o secretário.
 
Segurança e fluxo do tráfego – Foram investidos R$ 2,7 milhões na obra de acesso, com 1,2 km, área de aceleração e desaceleração e a construção de via marginal – que ordena o fluxo de caminhões ao Pátio, promovendo a segurança no tráfego e evitando o cruzamento na BR 277. A Appa também concluiu e entregou a pavimentação e concretagem de algumas vias internas do pátio.
 
As novas guaritas para entrada dos caminhões que passaram a operar são todas informatizadas com o sistema Carga Online. Foram investidos R$7,8 milhões na construção de melhorias e da nova entrada, que conta com sala administrativa, banheiros e estacionamento de visitantes.
 
Foram construídas seis pistas, sendo três guichês para entrada dos caminhões e outros dois guichês para a saída. Uma das pistas é versátil e serve como guichê de entrada ou de saída em dias de maior fluxo. Antes, o local tinha apenas duas entradas e uma saída, o que limitava a passagem.
 
Como funciona – Ao chegar na entrada do pátio de triagem, o caminhoneiro apresenta a nota fiscal do produto. O cadastro é feito na origem pelo exportador. Com o ticket em mãos, o caminhoneiro segue para o posto avançado da Codapar, no próprio pátio de triagem, onde será feita a classificação a partir de uma amostra do produto retirada da carga.
 
Depois, o caminhoneiro é encaminhado para uma vaga no pátio de triagem, onde aguardará a chamada do terminal em que irá descarregar o produto.
 
Além do novo acesso, o Programa de Recuperação do Pátio prevê a ampliação do local. Uma nova área foi adquirida com o intuito de dobrar a capacidade estática de recebimento de veículos para mais 1.300 caminhões. O investimento fez com que o período de espera caisse de 72 horas, em 2011, para seis horas em 2015.
 
Carga online – O Carga Online, sistema informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros ao Porto de Paranaguá, acabou com as filas de veículos. Desde que foi colocado em prática, em 2011, os caminhoneiros passaram a consultar, via SMS ou pelo site, se a carga que irão transportar já está cadastrada no sistema eletrônico da Appa.
 
O Diretor de Operações da Appa, Luiz Teixeira da Silva Júnior, explica que o Carga Online é um sistema eletrônico de agendamento de cargas que só permite o envio de caminhões ao Porto mediante espaço em armazém para receber os produtos e navio nomeado para receber a mercadoria. “Este agendamento fez com que, desde agosto de 2011, não fossem mais registradas filas de caminhões em Paranaguá”, finalizou Teixeira.