Pedágio eletrônico não tem data para chegar no ABC

Em vigor na região de Campinas no formato de projeto piloto, o Sistema Ponto a Ponto de pedagiamento eletrônico deverá entrar em vigor em rodovias paulistas a partir de 2013. Apesar da expectativa ser do sistema atingir vias da região com Anchieta e Imigrantes, a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) informa que não há previsão de estudos para implementação do Ponto a Ponto no ABC.
 
Até dezembro, está prevista a implantação do piloto em Jaguariúna, na Rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros. “A possibilidade de expansão do Sistema Ponto a Ponto para todo o Estado depende dos resultados aferidos durante o projeto piloto”, reforça a Artesp, por meio de nota.
 
Segundo o Governo do Estado, o Ponto a Ponto foi criado para reduzir tarifa e tornar a cobrança de pedágio mais justa, com pagamento por trecho percorrido. Ele prevê cobrança por meio de leitura de chips em veículos e corrige situações em que grupos de usuários utilizam a rodovia sem pagar, onerando a tarifa dos que passam pelas praças de pedágio.
 
Tomando a via Anchieta como exemplo, atualmente os usuários só pagam a tarifa se passarem pelo pedágio (R$ 21,20), já no início da Serra do Mar. Com o novo sistema, a tarifa seria cobrada por trecho, ou seja, todos os motoristas pagariam alguma quantia.
 
Na praça de pedágio localizada no km 60,8 da SP 75 em Indaiatuba, o usuário paga hoje R$ 10,10 pelos 70,5 quilômetros de via colocados a sua disposição. Com o sistema de cobrança por trecho percorrido, o usuário que sair de Indaiatuba com destino a Campinas pagará R$ 4 ao invés dos R$ 10,10, ou seja, redução de mais de 60% na tarifa.
 
Para a professora de Geografia da Fundação Santo André, Flávia Ulian, o sistema é mais justo. Prova disso é que ele já é utilizado com sucesso em outros países. “Penso ser muito mais justo pagar pelo trecho utilizado. Quem andar mais, paga mais, e quem andar menos, obviamente para menos”, defende. Porém, a especialista alerta que em alguns casos o que dá certo no exterior nem sempre se enquadra nos padrões brasileiros. “Para isso que serve o projeto piloto”, completa.
 
Tecnologia
A cobrança eletrônica de pedágio nas rodovias paulistas passará a operar em rádio freqüência de 915 Mhz. O sistema atual, implantado há mais de 11 anos e comercializado com o nome ‘Sem Parar’ adota a freqüência de 5,8 GHz e utiliza bateria, devendo ser substituído a cada quatro anos. A aquisição hoje do tag de 5,8 GHz custa R$ 66,72 por veículo de passeio.O tag de 915 MHz, sem uso de bateria, custará cerca de R$ 3, podendo ser disponibilizado até mesmo gratuitamente para os usuários das regiões do projeto piloto. Além disso, os veículos fabricados a partir de 2014 já deverão sair de fábrica com o tag de 915 MHz instalados.