Obras finalizadas do PAC2 têm investimentos executados de R$ 272,7 bi

As obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) atingiram 38,5% de conclusão até setembro, segundo informações do Ministério do Planejamento. Em seu quinto balanço, apresentado nesta segunda-feira, o PAC 2 atingiu o volume de R$ 272,7 bilhões executados em obras finalizadas.
 
No ano, até setembro, a União desembolsou R$ 26,6 bilhões com o PAC2, com 16% das ações do programa classificadas em estados de “atenção” e “preocupante”. Até abril esse percentual era de 14%
 
No segmento de transportes foram realizados R$ 26,8 bilhões entre 2011 e 2012. Esse montante foi aplicado em 1,1 mil quilômetros de rodovias; em 459 quilômetros de ferrovias; em 16 empreendimentos em aeroportos; em 14 projetos de portos; e em 1,2 mil retroescavadeiras, equipamentos usados para manutenção e recuperação de estradas vicinais.
 
No segmento de energia foram realizados R$ 87,6 bilhões entre 2011 e 2012. Esses recursos foram aplicados em 4,2 mil megawatts (MW) em geração de energia elétrica; em 3,3 mil quilômetros de linhas de transmissão; e em 17 projetos de exploração e produção de petróleo e gás; além de em outros projetos de refino, fertilizantes e indústria naval.
 
No programa Cidade Melhor foram realizados R$ 869,3 milhões entre 2011 e 2012. Enquanto no Minha Casa, Minha Vida foram realizados, no mesmo período, R$ 155 bilhões. O programa Luz para Todos teve realizados, entre 2011 e 2012, R$ 2,3 bilhões.
 
Nas principais áreas do PAC2 o balanço registra que 28% das ações de transportes e 6% das ações de energia estão em estado de “atenção” e “preocupante”.
 
Atraso nas obras de ferrovias federais
 
Os principais empreendimentos da União no setor ferroviário enfrentam problemas de atraso nas obras, segundo o Ministério do Planejamento. De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira, a extensão da Ferronorte, o projeto do trem-bala e a construção da Nova Transnordestina estariam em ritmo adequado.
 
Dois trechos da ferrovia Norte-Sul receberam selo de “atenção”, mesma situação da primeira etapa da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), em construção na Bahia. Um segundo trecho da Fiol é o único empreendimento do setor com execução preocupante.
 
Segundo o balanço, a Fiol estará com sua primeira metade de 485 quilômetros concluída até junho de 2014, com a segunda metade de 500 quilômetro pronta até dezembro de 2015.