NTC cobra posicionamento do Ministério da Fazenda sobre situação dos Postos de Fronteira

O presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, encaminhou, sexta-feira (26/10), um ofício ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, onde solicita atenção especial do ministério sobre a situação dos postos de fronteira do Brasil.
 
O coordenador da Comissão Permanente de Transporte Internacional, da NTC, Ademir Pozzani disse que o movimento paredista dos auditores fiscais esta levando as empresas transportadoras a uma situação muito  difícil. “As empresas não conseguem cumprir os contratos de transporte, pois estão com seus veículos parados durante dias nos principais postos de fronteira, em condições precárias aos motoristas”, explicou Pozzani.
 
O departamento de estudos econômicos da NTC – DECOPE, desenvolveu uma planilha de custos para o transporte internacional que, em via de regra, o veiculo, nesse segmento econômico, deveria cumprir uma quilometragem média de 15.000 km para que haja um ponto de equilíbrio, entre despesa e receita, para as empresas.
 
Ainda segundo Pozzani, o veículo para o transporte internacional não esta conseguindo realizar o número de viagens necessárias para sobrevivência das empresas.
 
As reclamações recebidas são muitas, desde empresas transportadoras até motoristas, que não contam com infraestrutura suficiente na maioria dos postos de fronteira.
 
Diante deste cenário, a NTC solicita um posicionamento do governo federal para dar uma solução a este impasse e garantir a operação de transporte rodoviário internacional de cargas, pois quase todos os anos ocorrem essas paralisações.
 
A entidade calcula que a cada dia de paralisação estão sendo perdidos, em média, US$ 912.150,00 em mais de dois mil veículos parados.