Multas em faixas de ônibus começam na 2ª

A partir de segunda-feira, motoristas que invadirem as faixas reservadas para o transporte coletivo no Centro de Santo André serão multados em R$ 53,20. A infração é média, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, e o infrator é advertido com três pontos na carteira nacional de habilitação. As vias exclusivas entraram em operação no dia 10 de dezembro, mas ainda é alta a quantidade de condutores que desrespeitam os espaços.

 

O secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), afirmou que a Prefeitura adiou a data para início da aplicação das multas. “A cidade ainda está vazia por conta do período de férias. Nosso objetivo é conscientizar o maior número possível de pessoas”, comenta. Segundo o titular da Pasta, nesta semana agentes de trânsito irão intensificar as campanhas de orientação.

 

Já estão funcionando as faixas nas avenidas Perimetral, Artur de Queirós, Firestone e Queirós dos Santos, além das ruas General Glicério, Luís Pinto Flaquer e Siqueira Campos. Nessas vias, a faixa da direita é exclusiva para os coletivos de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, entre 6h e 14h.

 

Enquanto a infração não pesa no bolso, são frequentes os flagrantes de invasão aos espaços reservados aos ônibus. Na manhã de ontem, a equipe do Diário circulou pelas ruas do Centro durante cerca de uma hora e constatou que o desrespeito ainda é grande. Em nenhum dos locais percorridos foram vistos agentes de trânsito orientando os motoristas sobre a restrição.

 

Na Perimetral, em dez minutos de observação, passaram pelo corredor 17 coletivos. No mesmo período, 28 carros, motos e caminhões invadiram o espaço. Até uma viatura da Polícia Civil com a sirene desligada utilizou a via exclusiva. Na General Glicério, durante o mesmo tempo, foram 17 ônibus para 25 invasões. Outros oito veículos do transporte público municipal e intermunicipal viajaram fora da faixa da direita.

 

Na Avenida Artur de Queirós, o corredor exclusivo apresenta ociosidade. Em cinco minutos a via restrita foi invadida nove vezes, enquanto apenas um coletivo passou por lá.

O secretário minimiza o problema e afirma que se “surpreendeu” com o respeito. Segundo ele, os veículos comuns flagrados na faixa da direita podem ter utilizado o espaço apenas para realizar conversão ou para estacionar no comércio local.

Ainda neste mês, deverão entrar em operação os corredores exclusivos na Rua Carijós e Avenida Dom Pedro I. Em ambas as vias, a faixa da direita da pista sentido Centro ficará destinada ao transporte público entre segunda e sexta-feira, das 6h às 10h. Para aumentar a fluidez dos ônibus na direção oposta, a Prefeitura irá proibir os estacionamentos ao longo do espaço de rolamento.

 

Em Mauá, autuações serão aplicadas a partir do dia 26

As multas para quem desrespeitar a faixa de ônibus da Avenida Barão de Mauá, em Mauá, deverão começar a ser aplicadas no dia 26 – um mês depois que os corredores entraram em operação. Ao todo, são cerca de seis quilômetros de pista exclusiva para o transporte público, entre os terminais do Centro e do Jardim Itapeva.

 

A faixa da direita no sentido Centro será reservada aos coletivos entre 5h e 8h. Na direção oposta, os automóveis e motos não podem circular pela direita das 17h às 20h. Nos demais horários, a avenida é livre para todos os veículos.

 

Após período de avaliação, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior, irá avaliar a possibilidade de levar modelo semelhante à Avenida Castelo Branco, que liga o Centro ao Jardim Zaíra. Ainda não há prazo para que os estudos sejam concluídos pela Pasta.