Multas em áreas que restringe caminhões somam 141 em 2 dias

 A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) multou 141 motoristas nos dois primeiros dias de restrições a veículos de carga em algumas regiões (16 e 17). Os caminhões com mais de 14 metros de comprimento estão proibidos de circular das 6h às 20h na área interna do anel formado pelas cinco rodovias que contornam o município – Anhanguera, Bandeirantes, Santos Dumont, Dom Pedro I e Adalberto Panzan.

No centro expandido, só poderão circular veículos com menos de 6,3 metros de comprimento. A multa para quem desrespeitar a lei é de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira.

As exceções para a livre circulação são para os caminhões de mudança e que transportam concreto, veículos de urgência, como bombeiros e polícia, utilidade pública, Veículos Urbanos de Carga (VUC), de autoescolas, imprensa, de alimentos perecíveis não embalados, combustíveis e residentes ou comerciantes da região. Mesmo assim, esses veículos precisam de uma autorização para circular das 9h às 16h. Os interessados devem solicitar uma autorização à Emdec com três dias de antecedência. A empresa vai analisar a solicitação e emitir o selo, que custa R$ 13.

Aumento pedidos

A assessoria de imprensa da Emdec informou nesta segunda-feira (21) que a busca pelo selo de autorização cresceu 68% nos dois primeiros dias em que as multas começaram a ser aplicadas desde o início do ano. Até 11 de novembro , a empresa entregou 766 selos, enquanto do dia 16 às 12h do dia 18, 1.290 autorizações foram retiradas pior motoristas.

21/11/2011