Movimentação nos portos e terminais cresce 4,6% no primeiro trimestre

Os portos organizados e terminais de uso privado do país movimentaram 214,5 milhões de toneladas de cargas no primeiro trimestre de 2014, um crescimento de 4,6% em relação ao primeiro trimestre de 2013 e um incremento de 9,5 milhões de toneladas movimentadas.

Somente os portos organizados registraram crescimento de 11,4% (mais 8,1 milhões de toneladas) no período quando comparado com o primeiro trimestre de 2013, enquanto os terminais de uso privado apresentaram crescimento de 1% em igual período (mais 1,3 milhão de toneladas.

A movimentação de granéis sólidos no primeiro trimestre de 2014 alcançou a marca de 127,7 milhões de toneladas, um crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já na parte de granéis líquidos, foram movimentados 54,8 milhões de toneladas, volume 4,5% superior ao montante movimentado em igual período do ano passado.

No segmento de carga geral (carga geral solta + carga geral conteinerizada), foram movimentados 32,1 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano, o que representou um incremento de 1% em relação ao primeiro trimestre de 2013. Especificamente em relação à carga geral conteinerizada, houve crescimento de 10% em relação a igual período de 2013.

Dez portos concentraram 85,6% da movimentação dos portos organizados. Os destaques foram os portos de Itaguaí (RJ), com um incremento de 4,5 milhões de toneladas, Suape (PE), que registrou crescimento de 1,3 milhão de toneladas, e Paranaguá (PR), com um incremento de 1,2 milhão de toneladas. O porto de Santos apresentou queda na movimentação de 810 mil toneladas no comparativo trimestral, uma redução percentual de 3,7%.

Os terminais de uso privado, por sua vez, movimentaram 135,1 milhões de toneladas de cargas no primeiro trimestre, crescimento de 1% frente a igual período de 2013. Dez terminais concentraram 72,2% das cargas movimentadas. As principais cargas movimentadas pelos TUPs foram minério de ferro, combustíveis e óleos minerais, bauxita, soja, carvão mineral e soja.

Ao se considerar o tipo de navegação, a movimentação de cargas relacionada ao longo curso foi responsável por 72,9% do total, seguida da cabotagem, com 23%, da navegação interior, com 3,3%, e os outros tipos de navegação (apoios portuário e marítimo), com 0,8%. No comparativo trimestral 2014/2013, a navegação de longo curso foi a que apresentou o desempenho mais expressivo (6,1%). As navegações de cabotagem e interior apresentaram quedas no comparativo trimestral de, respectivamente, 0,5% e 5%.

Esses e outros números da movimentação dos portos públicos e instalações portuárias privadas brasileiras estão no Boletim Portuário do 1º trimestre de 2014, produzido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com informações da Antaq