Ministério lança campanha para redução de acidentes no Carnaval

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde, lançarão nesta segunda-feira (04), em entrevista coletiva, a campanha publicitária para redução de acidentes de trânsito no Carnaval.

A campanha faz parte das ações do Parada: Pacto Nacional para Redução de Acidentes – Um Pacto pela Vida. Lançado em maio de 2011 pelo Governo Federal, o Parada busca reduzir as mortes no trânsito, que chegam a 42 mil por ano. É a resposta do Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU), que proclamou o período de 2011 a 2020, como a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito.

O tema da campanha de Carnaval é “Bebida e direção. Deixe essa mistura fora da festa”. O objetivo é incentivar as pessoas que beberem a voltarem de carona, ônibus ou táxi, mas nunca dirigindo. Com linguagem voltada para as festas nessa época, as peças publicitárias chamam atenção para as consequências do ato de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Lei Seca

Durante a coletiva, voluntários vão testar o bafômetro após usar enxaguante bucal e ingerir produtos com álcool, como, bombons de licor, remédios fitoterápicos, e pequenas quantidades de bebidas. Um médico indicado pela Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramed) vai explicar os índices científicos e os efeitos do álcool no cérebro.

Na última terça-feira (28/01), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução nº 432 que deixa a chamada Lei Seca (12.760/2012) mais rigorosa e não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do condutor. Esta também foi mais uma ação do Parada: Um Pacto pela Vida, que inclui campanhas educativas, de conscientização e de fiscalização.