MInfra lança editais para operação e manutenção das eclusas de Jupiá e Três Irmãos, em São Paulo
O Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), publicou os editais de licitação para contratação dos serviços de diagnóstico, operação, manutenção e consolidação de documentação técnica dos Sistemas de Transposição de Desnível das eclusas de Três Irmãos e Engenheiro Souza Dias (Jupiá), ambas em São Paulo. Os sistemas de transposição permitem que embarcações superem desníveis em cursos de água, ou seja, subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há rebaixamentos.
Atualmente, existem oito eclusas sob responsabilidade do DNIT. Dessas, quatro ficam no Rio Grande do Sul (Fandango, Amarópolis, Dom Marco e Bom Retiro do Sul); duas em São Paulo (Três Irmãos e Jupiá), uma no Pará (Tucuruí), e uma na Bahia (Sobradinho). O sistema de transposição de nível de Três Irmãos é constituído por duas eclusas e um canal intermediário na hidrovia Tietê-Paraná. Já o sistema de Jupiá é constituído por uma eclusa na hidrovia do Paraná.
A hidrovia Tietê-Paraná atravessa os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Ela está integrada a rodovias, ferrovias e dutovias regionais e federais em um sistema multimodal de escoamento da produção agrícola da região, onde é gerada quase a metade do PIB brasileiro.
PROECLUSAS – As ações de melhoria fazem parte do Programa Proeclusas, que tem como objetivo promover a gestão, operação e manutenção das oito eclusas atualmente sob responsabilidade do DNIT. Lançado em 2019, o programa já contratou empresas para o diagnóstico, operação e manutenção das Eclusas de Tucuruí, no Pará, seguida pela Eclusa de Sobradinho, no rio São Francisco, na Bahia.
Fonte: Ministério da Infraestrutura