Mercado de carros sobe 7% em julho

As vendas de carros novos no mês passado ficaram quase 7% acima do volume de junho, mas, como se esperava, não repetiram o desempenho de igual período de 2012, quando o setor teve o terceiro melhor resultado da história, com mais de 351 mil automóveis e utilitários leves emplacados.

No total, os brasileiros compraram ao redor de 323 mil carros em julho, segundo prévia feita pela consultoria Oikonomia, especializada no mercado automobilístico. O crescimento em relação a junho se deve ao calendário mais favorável no mês passado, com três dias úteis a mais de venda na maior parte do país.

Isso permitiu compensar a queda no ritmo de vendas nas concessionárias. A média diária de emplacamentos, que foi superior a 15 mil carros em junho, caiu para 14 mil unidades por dia útil em julho, nível mais baixo em quatro meses.

Porém, com um mês comercialmente mais longo, julho, no resultado agregado, acabou mostrando o melhor volume do ano, superando os mais de 316 mil carros licenciados em abril.

Na comparação com o mesmo mês de 2012, as vendas de carros no Brasil caíram cerca de 8% em julho, conforme números preliminares, sujeitos a pequenas alterações. Hoje, a Fenabrave, entidade que abriga as concessionárias de veículos, divulga o balanço consolidado de julho e deve revisar suas estimativas para o ano, que, por enquanto, indicam um crescimento de 3,3% do mercado de automóveis e comerciais leves.

As vendas de carros chegaram a mostrar crescimento próximo a 9% no acumulado até maio, mas perdeu força nos meses seguintes e chegou ao fim de julho acumulando alta de apenas 2,3%, com mais de 2 milhões de emplacamentos desde o início do ano.

Esse arrefecimento já era aguardado porque o fortalecimento da base de comparação tornou mais difícil melhorar os resultados do ano passado, principalmente nos meses de junho a agosto, quando as montadoras tiveram alguns de seus melhores resultados da história, turbinados pelos descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que chegavam a zerar a alíquota de automóveis populares.

Na briga das marcas, a Fiat liderou as vendas em julho, com 20,7% do total emplacado. Na sequência, aparecem General Motors (19%), Volkswagen (17,5%) e Ford (10,2%). Os dados preliminares ainda mostram que a Renault respondeu por 7,3% do mercado, distanciando-se na quinta colocação da Hyundai, que teve 5,7%.