Logística precária fará frete ficar 30% mais caro

Os gargalos logísticos e uma frota de caminhões aquém do necessário encarecerão em 30% o frete para transporte da safra agrícola brasileira no ciclo 2012/2013, estima o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa. "Não fizemos nenhum investimento em logística e já estamos com frota de caminhões reduzida", afirmou ele, depois de reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), que discutiu perspectivas para o setor em 2013 na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
 
 Segundo Pessôa, por causa disso, os agricultores não se beneficiarão totalmente da combinação mais do que favorável vinda da desvalorização cambial com preços internacionais remuneradores. Ainda assim, Pessôa prevê que a rentabilidade será "muito positiva" para milho e soja.
 
No milho estimou que as exportações brasileiras continuarão firmes. Além disso, a oferta só deve crescer com a safrinha, a ser plantada no inverno. No verão, a área cultivada com o cereal diminuiu (de 7,55 milhões de hectares em 2011/12 para 7,14 milhões de hectares em 2012/2013, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento). "Os preços vão continuar elevados no 1º trimestre [de 2013]", disse ele.
 Na soja ele também vê bons resultados para o agricultor brasileiro. "A ração permanecerá cara no 1º semestre de 2013", disse.