IPEM regulamenta Lei de Renovação de Caminhões

O programa de incentivo à renovação da frota de caminhões em circulação no estado vai entrar em prática. A portaria do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) que define a certificação de empresas que vão sucatear os veículos que sairão das ruas foi publicada no Diário Oficial de anteontem. O projeto garante benefícios fiscais a pequenos caminhoneiros e donos de frotas na compra de um caminhão novo. Para obter o incentivo, é preciso entregar o veículo antigo para sucateamento.
 
Há três grandes do setor de siderurgia interessadas em fazer o descarte, diz Marcelo Dreicon, coordenador do projeto na Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis). “A previsão é destruir de 1.500 a dois mil caminhões até o fim do ano”, estima. O Rio de Janeiro tem frota de 137 caminhões. Mais da metade deles (51%) supera 20 anos de fabricação. A idade média é de 17 anos, contra 16,5 anos no país. A meta é chegar a 12 até 2017. O deputado Átila Nunes (PSL) entrou com projeto (2.325/2013) na ALERJ para que as empresas que vendem sucata ferrosa possam participar do programa. No texto original, só entraram as siderúrgicas. O Infesa estima que 1,5 milhão trabalhem no setor.
 
CEM CAMINHÕES
É o pedido inicial da JSL, de transporte e logística, de aquisição de veículos 0 Km pelo programa de renovação de frota do governo fluminense, diz a SEDEIS. O negócio será assinado mês que vem.