Ipem fiscaliza e autua motoristas por tacógrafos irregulares em Guararema

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) realizou uma operação de fiscalização de cronotacógrafos na Rodovia Ayrton Senna, em Guararema, nesta quarta-feira (23). A ação identificou irregularidades em oito dos 36 veículos fiscalizados. Eles foram autuados por vencimento do certificado de verificação do cronotacógrafo. De acordo com o IPEM, os responsáveis têm o prazo de até dez dias úteis para apresentar defesa. A multa pode variar de R$ 768 a R$ 5 mil, dobrando na reincidência.

De acordo com o Ipem, os fiscais examinam o tacógrafo de veículos de transporte com peso bruto acima de 4,5 mil quilos, que são caminhões de carga em geral ou de produtos perigosos. A ação integra a operação que acontece em todo o Estado para identificar se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente.
O cronotacógrafo é considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares registrando informações do percurso, tais como velocidade desenvolvida pelo veículo, distância percorrida e o tempo de direção sem paradas.