Inicia operação comercial da Ferrovia Norte-Sul entre Anápolis (GO) e Palmas (TO)

?O trecho da FNS (Ferrovia Norte-Sul) entre Anápolis (GO) e Palmas (TO) entrou em operação comercial no final de fevereiro, três meses depois de as obras terem sido entregues pelo governo federal, em outubro do ano passado. A partida de duas locomotivas da empresa de logística VLI ocorreu na última sexta-feira (27), do pátio de Anápolis, em direção a Imperatriz (MA). Ao todo, essa primeira etapa das operações prevê o transporte de 18 locomotivas.

Isso marcou o início, também, do modelo de livre acesso à infraestrutura ferroviária. O segmento entre Anápolis e Palmas é o primeiro do Brasil a operar sob as novas regras de operação das ferrovias. Elas preveem que a estatal Valec venderá a capacidade operacional dos trechos sob sua administração para empresas. Essas deverão cumprir requisitos técnicos a fim de terem acesso à infraestrutura.

Pelo modelo anterior, as cargas transportadas nas ferrovias eram comercializadas pelas próprias concessionárias, que estabeleciam seus preços.

Nesta primeira fase de operação, a velocidade máxima permitida será de 40 km/h. Todo o trajeto é acompanhado pelo CCO (Centro de Controle Operacional) da Valec e da FNS S.A.

No dia 18 de fevereiro, a Valec recebeu a última autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) necessária para a operação.

A estatal ainda espera realizar, nos próximos dias, o primeiro carregamento de farelo de soja, produzido pela Granol. A carga sairá de Anápolis com destino ao Porto de Itaqui (MA).

Com informações da Valec