Governo quer retomar linhas férreas entre Campinas e Santos

O Governo Federal negociará com as concessionárias MRS e América Latina Logística (ALL) a devolução dos trechos de ferrovias que ligam Campinas (SP) ao Porto de Santos. De acordo com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, o objetivo é criar um sistema único, que atenda a um conjunto de usuários. “Santos é o maior porto do País e precisa funcionar bem. Não dá pra ficar como está”, disse.
 
Figueiredo afirmou, depois de participar de evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na segunda, que o Governo quer retomar esses trechos e incluí-los no novo modelo de ferrovias. Pelas novas regras, uma empresa constrói a malha, a estatal Valec compra a capacidade e vende para os usuários interessados. “Em tese, todos os envolvidos concordam em migrar para esse novo modelo. Agora, temos de ver os detalhes”.
 
O presidente da EPL explicou que, ao devolver os trechos, as atuais concessionárias seriam recompensadas, ou pelo direito de passagem nos trechos ou por uma indenização em dinheiro. Fontes ligadas às negociações afirmam que uma alternativa que ganha peso seria compensar as empresas com o alongamento dos prazos de outras concessões administradas por elas.
 
A MRS, por exemplo, investiu milhões na recuperação e na modernização da cremalheira. Para devolver todo o sistema, a empresa poderia ter o alongamento do prazo de concessão da linha entre Minas Gerais e Rio. Pelo perfil da companhia, que tem Vale, Gerdau e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) entre os sócios, a medida poderá ser mais rentável.
 
“Resolver esse ponto é tão importante e muda tanto a configuração do plano que não importa se a gente atrasar mais alguns meses para fazer os leilões”, disse Figueiredo.
 
A solução para esses trechos está dentro das negociações de construção do Ferroanel de São Paulo, que poderá ficar para 2014. “Quando você tem a possibilidade de melhorar um projeto, você não pode ligar para atrasar o cronograma”. MRS e ALL não quiseram comentar o assunto.
 
Atraso
 
O presidente da EPL admitiu que as concessões anunciadas no ano passado, durante o lançamento dos pacotes de rodovias e ferrovias, estão atrasados. Os editais dos sete lotes de estradas federais deverão ser publicados neste mês e os da BRs-040 e 116, em agosto. A expectativa é que os leilões ocorram em setembro, destacou.
 
Nesse mesmo mês, devem ocorrer as disputas pelos aeroportos do Galeão, no Rio, e de Confins, em Belo Horizonte; e do Trem de Alta Velocidade (TAV), entre Campinas, São Paulo e Rio. “Se sentirmos que é muito para o mercado, adiamos o programa. O importante é contratar e começar a fazer”.
 
Segundo Figueiredo, os atrasos foram decorrentes de uma série de questões, como revisões dos estudos que estavam defasados. Além disso, o Governo aceitou elevar a taxa de retorno para 15%, nas rodovias, e 16%, nas ferrovias.