Governo quer reduzir o número de acidentes de trânsito com crianças

O Ministério das Cidades lançou nesta última quarta-feira (10) mais uma etapa da campanha para a Redução de Acidentes de Trânsito (Parada). Desta vez, a iniciativa é voltada à conscientização de pais e responsáveis sobre os riscos a que as crianças estão vulneráveis no trânsito, seja na condição de pedestres ou de passageiros.
 
Essa etapa da campanha se chama “Paradinha”. Dados do Ministério da Saúde apontam que cinco crianças, entre 0 e 14 anos, morrem diariamente em acidentes de trânsito nas ruas e estradas do país. O trabalho será lançado em rede nacional e a primeira abordagem, dirigida aos pais, vai mostrar a dor de casais que perderam os filhos em acidentes.
 
Outra peça da campanha mostrará as crianças questionando o comportamento inadequado dos pais no trânsito. Também serão inserções publicitárias nas redes sociais, nos shoppings, nos postos de gasolina, pedágios e outdoors.
 
Segundo o cronograma da campanha, representantes do Departamento de Trânsito (Detran) de todos os estados reúnem-se em Brasília, nos dias 17 e 18 deste mês, para desenvolver um calendário de ações conjuntas. O Ministério das Cidades vai distribuir um milhão de bafômetros e um livro de adesão ao ‘Pacto pela Vida’ vai circular pelas capitais para recolher assinaturas a favor da campanha.
 
Internações
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 12% do total de hospitalizações infantis, em 2010, foram causadas por acidentes de trânsito. Das internações, 38% foram por atropelamentos, 36% eram de passageiros, 5% de ciclistas e 21% foram por outros motivos.