Governo de SP libera R$ 18,4 milhões para obras de 2 represas na região

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (2), em visita a Campinas (SP), a liberação de R$ 18,4 milhões para contratação do projeto executivo e licenciamento ambiental de dois novos reservatórios na bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ): represas Pedreira, no Rio Jaguari, e Duas Pontes, no Rio Camanducaia. O objetivo é reduzir a dependência da região do PCJ, no período de estiagem principalmente. O Sistema Cantareira tinha volume de 10,5% da capacidade nesta sexta. Por causa da crise hídrica, algumas cidades do interior adotaram racionamento.
 

De acordo com o governo do estado, a barragem de Pedreira ocupará área de 4,3 quilômetros quadrados nas cidades de Pedreira (SP) e Campinas, com capacidade de armazenamento para 26,3 milhões de metros cúbicos de água e vazão regularizada de 7,3 metros cúbicos por segundo. Já a barragem de Duas Pontes, no Rio Camanducaia, terá capacidade para 41 milhões de metros cúbicos e ocupará uma área de 7,6 quilômetros quadrados no município de Amparo (SP), com vazão regularizada de 6,5 metros cúbicos por segundo.

 

Em março deste ano, Geraldo Alckmin prometeu que as obras das represas começam em março de 2015, mas as operações têm início previsto para 2019. A construção será acompanhada pelo Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica (DAEE). A empresa vencedora da licitação para o projeto executivo e licenciamento ambiental terá 14 meses para entregar as propostas.

 

Ampliação de bônus na região

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) decidiu ampliar para seis cidades da região de Campinas o plano de bônus para os clientes que reduzirem o consumo de água. Segundo a assessoria de imprensa da Sabesp, a medida começa a valer a partir das medições de quinta-feira (1º) em Paulínia (SP), Morungaba (SP), Monte Mor (SP), Hortolândia (SP), Itatiba (SP) e Pinhalzinho (SP). Mais cinco cidades do estado também terão desconto: Bragança Paulista (SP), Piracaia (SP), Nazaré Paulista (SP), Joanópolis (SP) e Vargem (SP).

 

Os consumidores das cidade seguirão as regras já adotadas nos municípios da Grande São Paulo. Os clientes poderão ter desconto de 30% na conta se reduzirem o consumo em 20% ou mais, segundo média mensal dos últimos 12 meses. Ao contrário do que prevê a regra para a Grande SP, para as 11 cidades que foram incluídas na bonificação ainda não está previsto taxa se houver aumento no consumo. A Sabesp, por meio da assessoria de imprensa, não deu detalhes sobre outras regras do programa e os motivos da ampliação do bônus.

 

Medo de colapso

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) determinaram na quarta-feira (30) que a Sabesp reduza em 10% a captação de água do Sistema Cantareira. Na prática, a medida foi apenas mantida, pois já vinha sendo feita nos últimos meses, segundo explica o comunicado do Daee. A norma é necessária para evitar um colapso do conjunto de reservatórios, que opera no menor nível já registrado: apenas 10,5% da capacidade. Ainda de acordo com o comunicado, a redução foi mantida até o dia 15 de maio.