Governo atualiza regras para financiamento de veículos rodoviários pelo BNDES

O Ministério da Fazenda publicou no Diário Oficial da União de 24 de janeiro a portaria que fixa as regras para financiamentos de veículos rodoviários por meio do Programa de Sustentação de Investimentos (PSI) para 2014. O PSI é desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e tem como objetivo conceder crédito mais barato para realização de investimentos por parte das empresas.

Nas linhas voltadas para o transporte, a portaria prevê que, em operações diretas, os juros são de até 4% ao ano. Para operações indiretas, as taxas são de 1% ao ano para o BNDES e mais 3% ao ano para os agentes financeiros.

Entre os itens que podem ser adquiridos estão ônibus, caminhões, caminhões-tratores, carretas, chassis e carrocerias para ônibus e caminhões, cavalos-mecânicos, reboques, semi-reboques, carros-fortes e equipamentos especiais adaptáveis a chassis (como plataformas, guindastes e betoneiras).

Caminhões novos também podem ser financiados por pessoas físicas, residentes no Brasil, desde que sejam produtores rurais e cujo investimento se destine ao setor agropecuário, no limite de até três itens.

Os prazos de pagamento do financiamento do PIS variam de acordo com cada item, mas podem chegar a até 10 anos, com no mínimo três meses de carência.

Mais informações sobre o Programa podem ser acessadas no site do BNDES.

Interessados também podem avaliar o financiamento por meio do simulador da CNT  (www.cnt.org.br ) que já está com as taxas de juros atualizadas.