Gasolina brasileira vai ficar mais limpa a partir de janeiro

A gasolina brasileira vai ficar mais limpa a partir do próximo mês, quando os postos do país passarão a vender o combustível com menor teor de enxofre.
O novo padrão busca trazer um benefício ambiental –menor emissão de gases poluentes– e para a manutenção dos veículos –redução de impurezas e maior vida útil de componentes.

Diferentemente do diesel, para o qual a recente mudança de padrão provocou forte impacto na indústria de caminhões, os carros brasileiros já estão preparados para a nova composição.

A alteração só será notada por motoristas mais atentos que observarem a coloração mais rosada e o novo odor do combustível nas bombas.

A nova gasolina aproxima o Brasil do resto do mundo. Ajudará a otimizar tecnologias para reduzir o consu- mo dos veículos, hoje disponíveis fora do país, como a injeção direta, e necessárias para que as montadoras alcancem as metas de eficiência energética impostas pelo regime automotivo.

Aditivada só em 2015 – Foi adiada para meados de 2015 outra alteração importante que vigoraria com o novo combustível.

A partir dessa data, toda gasolina vendida no Brasil será aditivada. Componentes que ajudam a evitar o acúmulo de impurezas nas peças, como o detergente, serão adicionados compulsoriamente pela Petrobras. O adiamento se deu pela falta de definição sobre quem faria a mistura.

Segundo o gerente da área de abastecimento da estatal, Frederico Kremer, as distribuidoras serão obrigadas a oferecer mais atributos para os produtos aditivados, que não só a pureza. "A pureza vai ser padrão. Vão ter de utilizar aditivos que beneficiem desempenho", diz.

O executivo não soube informar se as mudanças impactam os preços na bomba.

Via assessoria, a estatal informou que a política de preços será mantida para a nova gasolina, mas que distribuidores possuem autonomia para definir valores de venda. Afirmou ainda que não há definição sobre eventuais repasses de custo com o acréscimo compulsório do aditivo.