Estudos ambientais podem levar licitação do Ferroanel paulista a 2104

O presidente da Empresa Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo informou, também, que o Ferroanel de São Paulo é outro projeto que pode ser concedido para a iniciativa privada somente em 2014. "Se puder fazer um estudo, melhor. Começamos os licenciamentos e atrasamos a concessão. O Ferroanel é um dos projetos em que isso pode ocorrer, mas não é o único", disse.

Quando o pacote de logística integrado foi anunciado em agosto do ano passado pelo governo federal, o então ministro dos Transportes Paulo Passos havia afirmado que a meta era tirar o Ferroanel paulista do papel até julho deste ano. A previsão agora é que o edital saia em julho e o leilão em outubro, mas os estudos que são feitos pelo governo podem atrasar ainda mais a concessão.

Figueiredo lembrou que nos próximos dias o governo federal vai fechar contrato com o governo de São Paulo para que as obras do Ferroanel, no trecho norte, andem em conjunto com o trecho norte do Rodoanel, com a previsão de uma faixa paralela, que já aproveitaria algumas desapropriações e licenciamentos ambientais.

Ele disse ainda que o governo deve negociar com a MRS e ALL, concessionárias que administram a ferrovia ao porto de Santos, para investir nas ligações ao terminal portuário e assumir o controle dos ramais ferroviários. Perguntado sobre se acredita que as empresas abririam mão dos trechos, Figueiredo disse que dependeria da indenização. "Se melhorar as condições do tráfego, pode ser mais negócio para as empresas do que continuarem operando sozinhas nas condições atuais."