Estradas federais receberão nova sinalização

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai licitar R$ 4 bilhões em obras de sinalização de rodovias de todo o país. Serão contratadas empresas para atender os 58 mil quilômetros de estradas federais que estão sob jurisdição do Dnit. A licitação será feita na forma de pregão eletrônico. Vencerá a proposta a companhia que apresentar os melhores preços para entrega de materiais como placas de sinalização, faixas de pista e painéis eletrônicos.
 
Ao todo, serão oferecidos 116 lotes de estradas, com extensão média de 500 quilômetros cada um. A cobertura do serviços de sinalização envolve os 26 Estados da federação e o Distrito Federal. O prazo contratual será de cinco anos. O Dnit fará a primeira audiência pública sobre esse edital amanhã, em Brasília.
 
Batizado de "BR-Legal", o pacote de sinalização prevê a instalação de todo tipo de ferramentas de apoio à engenharia de trânsito, além de dispositivos auxiliares de segurança, como delineadores, balizadores, tachas e defensas metálicas. Paralelamente, serão adquiridas placas e sinalizadores eletrônicos para apoiar informações turísticas atreladas à Copa do Mundo de 2014 e à Olimpíada de 2016.
 
A tabela de preços usada pelo Dnit como referência para aquisição de insumos será reformulada. A autarquia, conforme antecipou o Valor ontem, contratou a Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) para reformular o Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro). O contrato terá duração de 36 meses e investimento de R$ 79,8 milhões. O serviço contratado inclui a realização de estimativa bimestral de preços de mais de 90 mil itens utilizados em obras do setor. (AB e DR)