Estacionar ao lado de canteiros centrais gera média de 73 multas de trânsito por mês em Campinas

A prática de estacionar veículos ao lado de canteiros centrais fere as regras do Código de Trânsito, e a infração representou uma média de 73 multas por mês este ano em Campinas (SP). De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, de janeiro a outubro foram registradas 730 autuações.

A infração é considerada grave, com aplicação de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e mais multa no valor de R$ 195,23. Dependendo do caso, o veículo pode ser guinchado sob a ordem de um agente de trânsito.

O estacionamento nesse local é proibido porque prejudica o fluxo da via, deixando menos espaço para a passagem de veículos, e também afeta a visibilidade dos motoristas e motociclistas.

“Se tiver veículos de grande porte estacionados, esse veículo vai ocasionar o ponto-cego. É aquele local que eu olho com muita atenção, o condutor é habilitado e não enxerga”, explica a instrutora de trânsito Silvana Maria dos Santos.

Em algumas vias de Campinas é comum flagrar veículos no entorno de canteiros centrais, como a Avenida Engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza, que dá acesso ao Anel Viário Magalhães Teixeira. As pistas marginais têm, com frequência, carros estacionados nos dois sentidos.

O mesmo ocorre na Avenida Papa João Paulo 23, no bairro Jardim Eulina. Alguns motoristas afirmam não saber da infração e mencionam que há falta de sinalização, mas, segundo a instrutora, nem sempre há a necessidade de placas para reforçar a regra de trânsito.

“Todo condutor habilitado, que tem conhecimento, mesmo que não tenha placa, ele tem conhecimento. O que seria aconselhável é colocar a cidadania na prática, no trânsito”, afirma Silvania, que orienta o curso de reciclagem para condutores que não se lembram da regra.

Fonte: G1 Campinas