Encontro no Setcesp analisa a conjuntura econômica

Conjuntura Econômica foi o tema do encontro que o Sindicato de São Paulo (Setcesp) realizou na terça-feira (21/2), na sede da entidade em São Paulo (SP).

O palestrante e consultor Octavio de Barros falou da economia global e brasileira, da redução da meta da inflação, corte dos juros, retomada na Bolsa de Valores e o impacto desses indicadores no transporte rodoviário de cargas.

Na avaliação do consultor os juros devem despencar e chegar em 8,5% ao ano até abril de 2018. Com relação ao crescimento do país, disse que as projeções de vários institutos apontam que o produto interno bruto (PIB) deste ano deve ficar em 0,3%, enquanto em 2018 deverá apresentar crescimento de 2,5%.

Barros recomendou cautela uma vez que a retomada do crescimento será de forma gradual. Para o setor de transporte apresentou como pontos positivos, a safra agrícola e um pequeno crescimento na indústria.

O presidente do Setcesp, Tayguara Helou, reforçou a atuação do setor de transporte rodoviário de cargas em prol do desenvolvimento da economia do país e a influência dos indicadores nacionais na retomada da atividade: “Nosso setor viabiliza o crescimento econômico do país, mas também depende do papel dos agentes financeiros para poder ganhar força. Afinal, se a economia cresce 1% nós crescemos três ou quatro vezes mais”, lembrou.

Economista Octavio de Barros e o presidente do Setcesp, Tayguara Helou