Empresas do setor investem no Museu Brasileiro do Tansporte

As empresas Patrus Transportes, Scania, Randon e da PPW Brasil são patrocinadores representantes do setor rodoviário que patrocinam o Museu Brasileiro de Transportes.

A Patrus Transportes deu o primeiro passo, firmando sua posição como a primeira patrocinadora do setor de transporte do projeto do Museu Brasileiro do Transporte. Uma iniciativa positiva que foi seguida por outros grandes nomes como: Scania, Empresas Randon e PPW Brasil, e assim, o Museu fechou 2013 com quatro fortes patrocinadores representantes do setor rodoviário.

O Museu Brasileiro do Transporte será construído em Campinas (SP) e está sob a responsabilidade da FuMtran (Fundação Memória do Transporte), que tem como presidente a empresária Elza Lúcia Panzan. A FuMtran é uma organização de Sociedade Civil de Interesse Público ligada à CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o projeto do Museu foi aprovado no Ministério da Cultura para captação de recursos pela Lei Rouanet.

Primeiros incentivadores

A Scania, é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia. A empresa é a atual líder do mercado de caminhões pesados no Brasil e teve o R 440 como o modelo mais emplacado da indústria em 2013. “Para a Scania é importantíssimo apoiar iniciativas e espaços como o Museu Brasileiro do Transporte. A história da indústria brasileira de veículos comerciais, uma das mais importantes do mundo, merece um espaço alusivo à sua grandeza. Além de ser uma forma de contribuirmos com as pessoas, foco principal dentro dos valores globais da Scania”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil.

Além da Patrus Transportes e da Scania, o Museu também conta com o apoio das Empresas Randon e da PPW Brasil. “A rica história do transporte carecia de ser contada e, mais do que isto, documentada para as próximas gerações. É muito legítima a iniciativa da criação de um museu que pretende remontar, passo a passo, a trajetória do transporte que retrata o próprio crescimento do Brasil, através da movimentação da riqueza nacional. Trata-se de um legado que a atual e as próximas gerações vão saber bem aproveitar”, observa David Abramo Randon, presidente das Empresas Randon, grupo que figura entre as maiores empresas privadas do atual cenário nacional.

“O projeto do Museu Brasileiro do Transporte reunirá os valores do transporte nacional, resgatando e valorizando esse setor econômico. A PPW não poderia deixar de prestigiar essa iniciativa”, enfatiza Anacélia Panzan, diretora geral da empresa, líder em vendas de portas roll-up no mercado nacional.

O Museu – Excelência em conceitos

Pensado para ser um espaço nobre, comprometido em contar a história do transporte, o Museu considera todos os modais – aéreo, ferroviário, rodoviário e aquaviário -, bem como seus impactos e benefícios na vida social e econômica do País. “O público terá à sua disposição um ambiente inteligente, dinâmico e integrador, que contará com os mais modernos recursos da interatividade. Um projeto ímpar, que está aos cuidados dos maiores talentos em museologia, cenografia, história, arquitetura, marketing e gestão do mercado nacional”, destaca Elza Lúcia Panzan.

O projeto arquitetônico, já premiado em 2012, é assinado pelo renomado escritório Athié Wohnrath. Para o desenvolvimento museológico, a FuMtran reuniu um time de experts nessa área, com a participação do professor e museólogo Fábio Magalhães, e o experiente escritório Arte3.

Aprovado nos moldes da Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura, sob a gestão do Ministério da Cultura, o projeto do Museu Brasileiro do Transporte reúne as condições e valores que uma marca forte busca nos dias de hoje. Com o incentivo fiscal, pessoas jurídicas, podem direcionar até 4% de seu IR devido à cultura; e pessoas físicas, até 6%.