Emplacamento cresce em dezembro e já bate recorde em 2012

Levantamento divulgado pela Fenabrave – a entidade que representa as concessionárias de carros – confirmou o crescimento das vendas neste mês. Na primeira quinzena de dezembro, os emplacamentos somaram 190,7 mil veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O volume representa um avanço de 21,8% em relação à primeira metade de novembro. Na comparação com o desempenho de um ano atrás, a alta foi de 14,2%.

O aquecimento do mercado já era aguardado, em razão da chegada do décimo terceiro salário na economia e a corrida dos consumidores às lojas para aproveitar os últimos dias de redução nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O governo prometeu retirar o estímulo a partir de janeiro.

Com isso, as vendas de veículos já bateram, no acumulado de 2012, a marca recorde do ano passado, com mais de 3,63 milhões de unidades licenciadas e um crescimento de 5,3%.

Considerando apenas os automóveis de passeio e os utilitários leves, as vendas subiram 22,2% em relação a novembro, para 181,6 mil carros. Na comparação anual, o avanço foi de 15,3%. Nas estimativas da Fenabrave, o mercado alcançará 335,2 mil carros até o fim deste mês, configurando o sexto melhor desempenho mensal da história.

A Fiat lidera as vendas neste mês, com 22% do total emplacado na primeira quinzena. No acumulado de 2012, a montadora já passou da marca de 800 mil carros, o que supera com folga as 760,5 mil unidades de 2010, melhor ano da marca no país até então. Depois da Fiat, aparecem no ranking do mês a Volkswagen (21%), a General Motors (18,4%) e a Ford (9%).

Os números da Fenabrave mostram também que o mercado de caminhões segue a trajetória de recuperação, com vendas de 7,3 mil unidades na primeira quinzena – uma alta de 9% em relação ao desempenho do mês passado. Na comparação com o volume de um ano antes, contudo, o setor marca queda de 5,7% nas vendas.

Com a desaceleração da economia e a transição de tecnologia para linhas menos poluentes – porém, até 15% mais caras -, as vendas de caminhões acumulam queda de 19,6% no ano, somando 132,5 mil veículos.

O levantamento mostra ainda que os brasileiros já compraram 75,2 mil motos neste mês, 14,7% acima da primeira quinzena de novembro. Em relação a um ano antes, contudo, o setor de duas rodas teve recuo de 20,2%.