Editorial – Ano marcado por mudanças nas empresas e no cotidiano de todos
Muitas transformações na gestão das empresas e no nosso cotidiano marcaram o ano de 2020 com a pandemia do novo coronavírus. Sem dúvida, um momento desafiador e de aprendizado. A tecnologia ganhou novas dimensões no mercado, com mudanças no comportamento, na forma de consumir e nos relacionamentos com a família, amigos, colaboradores, clientes, fornecedores.
Chamo atenção para o comércio eletrônico, videoconferência e o trabalho remoto que viabilizaram a continuidade de muitos negócios e trazendo novas oportunidades. Por isso, as empresas precisam ficar atualizadas com novas tecnologias e modernizar suas operações.
As mudanças também alcançaram as entidades do TRC que se mobilizaram rapidamente diante do novo cenário para atender as novas demandas.
As entidades nacionais e regionais do setor unidas buscaram junto ao governo tratamento diferenciado e a adoção de medidas emergenciais de flexibilização tributária, fiscal e trabalhista que permitissem um reequilíbrio nas empresas. Também buscamos medidas de socorro econômico-financeiro para a continuidade dos serviços essenciais prestados à sociedade.
O ano foi de muito trabalho na FETCESP para oferecer, através das entidades regionais, novos serviços e, assim, atender os empresários e ao mesmo tempo incentivar uma maior participação nas ações de representação do TRC.
Buscamos parcerias com empresas fornecedoras de serviços e insumos para oferecer condições especiais de pagamento e preços às empresas de transportes.
Criamos o Instituto FETCESP para que os sindicatos paulistas possam oferecer novos serviços. A emissão de certificado digital é o primeiro que está disponível e com grande aceitação. Agora analisamos outros serviços.
Conquistamos o reconhecimento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para o Programa Despoluir que passou a integrar o Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD).
Em razão do transporte de carga ter a condição de atividade essencial, precisamos de medidas mais definitivas, como a continuidade da desoneração da folha de pagamento, redução da carga tributária e formas de conter o excesso de regulação no setor, entre outras.
Continuamos com ações para fortalecer a representação do setor junto ao executivo, legislativo e judiciário em São Paulo e na esfera nacional.
A expectativa de vacinação em massa renovam as expectativas de maior controle da pandemia. Por isso, acompanhamos o desenvolvimento do plano nacional de distribuição da vacina contra a covid 19 para contribuir com as ações logísticas no estado de São Paulo e no País. Enviamos ofício ao governador João Dória solicitando a inclusão dos profissionais do transporte rodoviário de cargas no grupo prioritário para receber vacina contra o novo coronavírus.
Em 2021, além da continuidade do nosso trabalho de representação, vamos desenvolver novas ações.
Para alcançarmos mais sucesso contamos com o apoio e participação dos empresários e executivos do setor.
Desejo a todos um Feliz Natal!
Um ano novo repleto de Fé, Saúde, Paz e Prosperidade!
Boas Festas!
Carlos Panzan, Presidente da FETCESP