Detran.SP lança aplicativo para consulta de débitos e restrições de veículo no celular

 O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) lança seu terceiro aplicativo para tablets e smartphones: consulta de débitos e restrições de veículo. Indicado para quem pretende comprar um veículo usado, o aplicativo é gratuito e está disponível para usuários das plataformas Android e iOS.

A consulta a essas informações foi o serviço eletrônico mais acessado no portal do Detran.SP no ano passado, com mais de 17,5 milhões de acessos. Mesmo com o novo aplicativo, a consulta continua disponível no endereço www.detran.sp.gov.br (em “Serviços Eletrônicos”).

Lançados no segundo semestre de 2013, os outros dois aplicativos do Detran.SP já tiveram, juntos, mais de 142 mil downloads (78,7 mil para o simulado de prova teórica e 63,4 mil para a consulta de multas e pontos na carteira de habilitação).

Os três aplicativos foram desenvolvidos pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e funcionam de maneira simples: o login é feito com o CPF e a mesma senha cadastrada pelo usuário no portal do Detran.SP. Atualmente, mais de 7,4 milhões de usuários estão cadastrados no portal.

“A modernização do Detran.SP e o investimento nos serviços eletrônicos são nossas prioridades. Apostamos na tecnologia e na redução da burocracia para garantir mais  autonomia para o cidadão", afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg.

Serviços Online 
Atualmente, estão disponíveis no portal do Detran.SP 21 serviços de trânsito relacionados à CNH (como 2ª via do documento e CNH definitiva), veículos (comunicação de venda e pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros.

O portal fechou o ano de 2013 com o recorde de 46,7 milhões de acessos aos serviços eletrônicos – 66% a mais que o registrado no ano anterior (28,1 milhões). É como se toda a população do Estado de Pernambuco tivesse acessado cinco vezes o portal do Detran.SP.

Em 2013, cerca de 230 mil documentos foram solicitados online, sem que o cidadão precisasse de atendimento presencial. “Apesar do alto número de acessos aos serviços online, o cidadão ainda busca atendimento presencial. Nosso grande desafio é estimular a população a usar cada vez mais os serviços eletrônicos”, avalia Annenberg.
Com Informações do Detran.SP