Detran-SP vai mandar SMS e carta avisando de vencimento da CNH

O coordenador do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), Daniel Annenberg, anunciou nesta quinta-feira, em entrevista ao Terra, que o órgão deve oferecer como um dos próximos serviços eletrônicos o envio de mensagens por torpedo via celular e cartas alertando a proximidade de vencimento da carteira de motorista. Annenberg afirmou que a digitalização dos serviços no Detran-SP é uma das apostas da gestão contra "maracutaias". De acordo com ele, o cidadão pode contar atualmente com 18 serviços na internet, como segunda via da carteira motorista, CNH definitiva, com o recebimento dos documentos em casa, pelos Correios e permissão internacional para dirigir, entre outros.
 
"Isso é importante porque quebra o contato ruim entre a população e um intermediário", disse Annenberg. Segundo ele, os serviços pela internet reduzem em 150 mil o número de usuários que não precisam mais comparecer às Ciretrans, diminuindo filas e agilizando o atendimento. Em março, as reformulações implantadas no órgão, como revisão de todos os serviços, num investimento de R$ 20 milhões, completam um ano.
 
Entre os maiores investimentos, estão a capacitação dos funcionários. Segundo o coordenador, a ideia é que o atendimento ao despachante seja o mesmo que o prestado ao cidadão, sem distinções. Entre as irregularidades combatidas pelo órgão, Annenberg citou o caso de um cidadão que disse na rede de microblogs Twitter ter pago pela carteira de motorista. Identificado, teve a carta cancelada e virou alvo de inquérito.
 
22/3/2012