DER inicia programa para melhoria da qualidade das obras rodoviárias no estado

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Sindicato da Indústria da Construção Pesada de São Paulo (SINICESP) e o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (SINAENCO) assinaram na última segunda (21/1), o Termo de Cooperação Técnica do Programa Boas Vias, parceria criada para promover a melhoria na qualidade das obras rodoviárias no Estado.

O Programa estabelece novas diretrizes no relacionamento entre o DER e seus prestadores de serviços, buscando que as empresas contratadas, vencedoras de licitações públicas, sigam os padrões de qualidade estabelecidos para execução dos serviços, tanto na segurança viária como no cumprimento de prazos, com reflexos na qualidade das obras executadas e melhor aproveitamento dos investimentos públicos.

Para o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, os ganhos se traduzem na redução de prazos, de custos e em maior durabilidade da obra.  "Quando uma obra é executada com um bom projeto executivo, em concordância com os padrões de qualidade do DER, ela pode ganhar uma sobrevida de até cinco anos".

O Termo de Cooperação Técnica do Programa Boas Vias prevê que cabe ao DER o desenvolvimento de bons projetos executivos, que darão subsídios às empresas na hora de executarem a obra. Além disso, também é responsabilidade do órgão a fiscalização do andamento das intervenções e do atendimento às normas técnicas. Ao SINICESP e ao SINAENCO cabem o incentivo às construtoras, estimulando a adoção de medidas que resultem no atendimento às diretrizes estabelecidas e gerem melhoria nas obras.

O Programa Boas Vias tem prazo de 12 meses de vigência, podendo ser prorrogado por mais um ano, conforme o cronograma. Ao final do Programa será divulgado relatório com diagnóstico sobre a integração das áreas, avaliação e implementação de pontos de controle, indicadores de qualidade e de sustentabilidade desenvolvidos durante o período.