DER estuda ampliação de pista na Mogi-Bertioga

O Governo do Estado analisa a possibilidade de implantação de novas faixas na Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), nos trechos de planalto. A medida vem sendo avaliada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) como uma solução para os gargalos da via, que comumente fica congestionada nos finais de semana de alta temporada.
 
O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissioni, garantiu que os estudos sobre a ampliação das pistas serão levados em consideração durante a elaboração de um projeto executivo que deverá prever uma série de melhorias para a estrada. Os investimentos nas futuras obras estão orçados inicialmente em R$ 35 milhões. Para a tão sonhada duplicação, no entanto, não há previsão. Só o que se sabe é que o projeto será bastante oneroso e que a segunda pista precisará ser feita por túneis no trecho de serra.
 
Clodoaldo Pelissioni concedeu entrevista na última semana, durante o evento oficial da Agenda Metropolitana do Alto Tietê, no qual o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou investimentos de R$ 5,9 bilhões para a Região, sendo R$ 589 milhões para obras viárias. Desse pacote, R$ 35 milhões serão aplicados na Mogi-Bertioga, que será totalmente recapeada, desde o trecho urbano de Mogi das Cruzes até a chegada ao litoral, e ainda receberá outras melhorias como a implantação de safety-box e baias para ônibus. O DER pretende investir R$ 1,8 milhão na elaboração do projeto executivo, que ainda precisa ser licitado, sendo que o edital deverá ser lançado ainda neste mês. De acordo com Pelissioni, a possível implantação de terceira faixa nos trechos de planalto será incluída nos estudos do documento técnico.
 
"A pista da Mogi-Bertioga hoje é boa. A sinalização na serra é muito boa, inclusive à noite. E nós queremos deixá-la em perfeito estado. O que nós vamos fazer na Mogi-Bertioga é contratar um projeto para resolver gargalos que existem. Por exemplo, eu acho que é possível implantar uma terceira faixa quando termina a serra, chegando ao litoral. Essa é uma obra que podemos fazer na parte dos planaltos e recapear o restante da pista. Os locais exatos em que poderemos implantar a terceira faixa, se antes ou depois da serra, é a engenharia que vai nos dizer. Vamos contratar o projeto para isso", afirmou o superintendente.
 
Pelissioni informou que não há planos, a curto prazo, para a duplicação da estrada, que tem 15 quilômetros de serra, o que implica em entraves ambientais sérios. Ele afirmou que a obra exigiria grandes escavações para a implantação da segunda pista, o que a deverá elevar sensivelmente o custo do projeto, ainda sem valor estimado. "Na Mogi-Bertioga, nós só podemos pensar um dia em duplicação se fizermos obras com muitos túneis. O Meio Ambiente não deixa mais fazer uma pista simples lá, daquela maneira que foi feita, com viadutos, porque o impacto ambiental é muito grande. Então é um projeto que precisa ser pensado a médio e longo prazos", disse.
 
O superintendente do DER ainda afirmou que, atualmente, a prioridade é de duplicação da Rodovia dos Tamoios. "Essa é uma decisão do Governo. O Estado vai duplicar a Rodovia dos Tamoios. A primeira fase será feita através de convênio Dersa/Der e já está em licitação. São quase 50 quilômetros de pista, no trecho do planalto, que vão ser duplicados. Os outros trechos serão feitos por Parceria Público Privada (PPP) e incluem uma pista nova na serra, que vai ter sete túneis, será uma mini Imigrantes, e também os dois contornos de Caraguá e São Sebastião. Somando tudo dá mais de R$ 4 bilhões em investimentos. E essa é a prioridade do Governo no momento", concluiu.
 
 8/4/2012