Decreto restringe horários de circulação de caminhões na capital

Um decreto publicado no Diário Oficial de Florianópolis restringe a circulação de caminhões e operações de carga e descarga no Centro da cidade. A partir de agora, caminhões terão que seguir regras específicas, mas as penalidades só começam a ser aplicadas a partir de novembro.
 
Os caminhões de carga e descarga com mais de sete metros de comprimento estão proibidos de circular ou estacionar entre 6h e 9h e também das 17h e 20h de segunda a sexta-feira. Aos sábados a proibição é entre as 10h e 14h. As áreas restritas são ruas do Centro, algumas do bairro Pantanal e do Estreito.
 
Para o calçadão as regras são outras. "Está previsto que a partir das 20h podem trafegar os veículos sobre o calçadão. É das 20h às 6h do outro dia, antes disso não pode. Dependendo do tamanho do veículo, se tiver mais de 14 toneladas, ele teria quer ter umas chapas de aço fazendo um trilho onde ele poderia passar para não degradar o petit- pavé", afirma Carlos Eduardo Medeiros, engenheiro do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf).
 
A intenção da Prefeitura é dar mais fluidez ao trânsito nos pontos nos horários de pico. Mas os horários estipulados no decreto já estão causando polêmica na cidade. O caminhoneiro Braolino Fernandes foi pego de surpresa e não sabe o que fazer pra cumprir o roteiro de entrega que começa bem cedo. "A gente vem de longe, de São Paulo, para fazer essas entregas. Se for por em três carros pequenos, para quanto que vai a descarga né?"
 
Segundo o Ipuf, a fiscalização vai ser feita pela Guarda Municipal e os motoristas que descumprirem as regras podem receber multa de R$ 187 mais 4 pontos na carteira.