Conclusão do Trecho Leste do Rodoanel fica para o início de 2015

Adiada para o ano que vem, a entrega da última parte do Trecho Leste do Rodoanel Mario Covas (SP-21) segue sem uma data definida pela SPMar, concessionária que constrói e opera o anel viário instalado no Alto Tietê e cidades vizinhas.

De acordo com os cálculos feitos para o empreendimento, esse setor ainda inacabado representa apenas 13% do total da obra e ligará o restante da pista à rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Arujá.

É a partir do ponto onde existe a conexão com a rodovia Ayrton Senna (SP-70), em Itaquaquecetuba, que o trecho em construção começa. Nesse pedaço, ainda existem cinco quilômetros de rodovia para serem terminados.

Embora não seja possível definir uma data para a entrega, a SPMar está otimista com o ritmo das obras e pretende colocar o trecho em operação nos primeiros meses de 2015. "A execução dos serviços já superou 95% da movimentação de terra, 90% de conclusão de pavimentos e 80% de drenagem nos cortes e taludes. Considerando que a aprovação final dos projetos do entroncamento com a Presidente Dutra ocorreu em meados de outubro, a SPMar prevê a conclusão destes 13% restantes nos primeiros meses de 2015", informou por meio de nota.

O consórcio ainda disse que, na média geral, incluídos todos os serviços, faltam apenas 20% para o término. "A concessionária mantém ritmo forte com cerca de 500 colaboradores em atividade no local. Foram concluídos 80% dos trabalhos necessários", afirma o consórcio.

Sobre o trecho que ligará o anel viário à estrada dos Fernandes, em Suzano, a empresa ressaltou que ainda falta a aprovação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para começar os trabalhos.

"O projeto do entroncamento que ligará o Trecho Leste do Rodoanel à estrada dos Fernandes na altura da estrada do Pau-a-Pique (bairro Sete Cruzes), ainda depende de aprovação da Artesp, que é a responsável pela liberação e qualquer outra definição sobre detalhes do projeto em execução no local".

Os dois acessos construídos na rodovia Henrique Eroles (SP-66) já estão em operação e desembocam na altura do quilômetro 115 do Rodoanel e devem receber cerca de sete mil veículos por dia, segundo estimativa da concessionária.

A primeira alça foi entregue no dia 30 de outubro e está localizada próximo ao número 1.800 da SP-66, no sentido de Poá. O motorista que acessar o anel viário por esse setor sairá em direção à Ayrton Senna.

Há uma estimativa de que passem por esse acesso aproximadamente quatro mil veículos por dia. A segunda pista, construída no sentido contrário, levará o condutor do veículo para o Trecho Sul, dando opção de pegar as rodovias Anchieta (SP-150), Imigrantes (SP-160), Régis Bittencourt (BR-116) entre outras. Essa pista foi entregue no último dia 11 e tem estimativa de receber três mil veículos por dia.

Além da construção da rodovia, a SPMar também se comprometeu a realizar melhorias no entorno dos acessos existentes. Segundo a concessionária, foram feitas algumas adequações na Henrique Eroles, em Suzano, que não estavam previstas no projeto original.

A empresa também explicou que essas melhorias foram feitas porque existe a perspectiva de que o tráfego nesse ponto aumente bastante nos próximos anos. O projeto prevê, ainda, a construção de uma passagem específica para pedestres, além de áreas de escape, com o objetivo de diminuir os prováveis congestionamentos.