Comissão aprova indicação de Adalberto Tokarski para diretor da Antaq

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou, após sabatina realizada nessa quarta-feira (2), a indicação de Adalberto Tokarski para a Diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Superintendente de Navegação Interior da Antaq desde agosto de 2011, Tokarski também foi gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior entre os anos 2006 e 2011 e é defensor do transporte hidroviário como importante ferramenta para a logística do país. “O transporte fluvial é mais amigável ao meio ambiente, tem menor custo em relação aos outros modais e é mais seguro”, destacou.

No ano passado, segundo Tokarski, as vias hidroviárias brasileiras movimentaram mais de 80 milhões de toneladas. “A Tietê-Paraná, por exemplo, tem um crescimento contínuo em sua movimentação de 10% ao ano nos últimos anos”, destacou o superintendente.

De acordo com Tokarski, o Brasil possui cerca de 21 mil km de vias navegáveis. “O Brasil tem um potencial hidroviário enorme. Nossos rios são vias que podem contribuir, de forma decisiva, para reduzir o custo Brasil e para desenvolver o país. Há, também, que se incrementar a multimodalidade, interligando os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário”, apontou.

Os senadores da Comissão de Infraestrutura aprovaram a indicação de Tokarski por 15 votos a favor, dois contra e uma abstenção. Na semana passada, a comissão já havia aprovado as indicações de Mário Povia e Fernando Fonseca para a Diretoria da Agência.

Medalha JK

No dia 13 do mês de março, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) entregou a Adalberto Tokarski a Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK no grau de grande oficial.  A honraria homenageia personalidades que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transportes, em quaisquer de suas modalidades. Com informações da Antaq