Com índice superior ao de SP, frota de carros em Campinas cresce 4,2%

Departamento de Trânsito registrou 23,7 mil novos automóveis no 2013. Taxa é superior ao registrado na capital paulista pelo 3º ano consecutivo.

Campinas (SP) registrou 23,7 mil novos carros durante o ano passado e chegou a 582,8 mil automóveis, média de um para a cada duas pessoas. Segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados do Departamento Estadual de Trânsito, a frota da cidade cresceu 4,2% em relação à 2012 – índice que supera pelo terceiro ano consecutivo os números da capital, onde o aumento mais recente foi de 2,4%; e também do estado, que somou 2,7%.

O número de registros para novas unidades em Campinas, entretanto, é o menor desde 2008 – época em que foram incorporados 23 mil automóveis às ruas. Em relação aos últimos cinco anos, o maior crescimento da frota de carros ocorreu em 2009, quando 29,3 mil foram registrados no município pelo departamento de trânsito.

Região valorizada
O professor Roberto Brito de Carvalho, da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas, afirma que a facilidade de crédito, a valorização das cidades da Região Metropolitana (RMC) por meio da atração de grandes empresas e o aumento da renda per capita são fatores que ajudam a explicar o crescimento da frota de carros na cidade.

"Nós temos uma região rica e Campinas torna-se atrativa ao receber investimentos de grandes indústrias e projetos importantes como a expansão de Viracopos. Além disso, ela retomou o crescimento imobiliário após crise política e nos últimos anos houve redução do desemprego", avaliou o especialista, que também frisou a estabilidade do mercado de carros na cidade.
Sobre o menor crescimento da frota de carros no município desde 2008, Carvalho ponderou que o índice aponta redução da atividade econômica brasileira. "Não é preocupante ainda, mas acende um sinal amarelo para o futuro. Há grandes problemas de infraestrutura que influenciam e precisam ser considerados", ressaltou o economista.

Enquanto a cidade registrou aumento na frota, no estado houve queda em relação aos anos anteriores: o crescimento foi 2,7% menor em 2013, com 758,2 mil novos registros – contra 779,5 mil em 2012. No total, São Paulo possui 26 milhões de veículos.

Segundo estudo divulgado em agosto do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campinas tem população estimada em 1,1 milhão de habitantes. Ao todo, a cidade tem 864,7 mil carros, motocicletas, ônibus, caminhões, entre outros tipos de veículos.

Perfil do trânsito
Os dados do Detran indicam que a frota de carros na cidade aumentou em ritmo mais acelerado que a de outros veículos. O número de novas motos, por exemplo, ficou em 3,1 mil durante 2013. Por outro lado, segundo o governo do estado, nos últimos dez anos o número de unidades registradas no município mais que dobrou – passou de 56,7 mil para 123,7 mil; enquanto que o número de carros registrados no mesmo período subiu 54,2%.

Por meio de nota, a assessoria do Detran explica que a frota "muda constantemente", uma vez que, além de veículos incorporados, há registros que são transferidos de município e outros que são excluídos, em casos de perda total por causa de acidente.

Brasil
De acordo com a Federação dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave), 3,6 milhões de carros foram emplacados em 2013 – um recuo de 1,6% em relação ao ano anterior.