Com 22 novos radares, SP-304 tem 18 mil multas por velocidade em 3 meses

Balanço divulgado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) aponta 18.023 mil multas aplicadas por excesso de velocidade, no primeiro trimestre deste ano, na Rodovia SP-304 (trechos Luiz de Queiroz e Geraldo de Barros). As infrações foram flagradas por 22 novos radares eletrônicos e também durante operações da Polícia Rodoviária em cinco cidades da região de Piracicaba (SP) e Campinas (SP).

O levantamento encomendado pelo G1 é referente a Piracicaba, São Pedro (SP), Santa Bárbara d'Oeste (SP), Americana (SP) e Santa Maria da Serra (SP). De acordo com o DER, o número de multas cresceu a cada mês do período. Em janeiro, foram 3.895 penalidades; em fevereiro, 6.484 e, em março, 7.644.

Todos os radares foram instalados neste ano e entraram em operação entre janeiro e fevereiro. Os 22 equipamentos fazem parte de um pacote de 28 que o órgão pretende por em funcionamento nas vias da região.

Outras rodovias, como a Margarida da Graça Martins (SP-135), pista que liga Limeira (SP) a Iracemápolis (SP), e a Hemínio Petrin (SP-308), entre Piracicaba a Charqueada (SP), também já contam com detectores de velocidade.

O DER informou que pretende finalizar a instalação de todos aparelhos previstos na região até jo fim de julho.

O motorista que excede a velocidade permitida acima de 20%, paga multa de R$ 127 e perde cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já para quem ultrapassa os 50% do limite da via, a infração é considerada gravíssima e o valor varia de R$ 191 a R$ 957, além da perda de sete pontos na carteira.

Críticas
O especialista em trânsito Agnaldo César Pedroso diz que o uso de equipamentos é insuficiente para reduzir acidentes.

"É banal a aplicação de multa, os valores são baixos, quem pratica excesso de velocidade tem veiculo bom e potente e dinheiro para pagar quantas multas surgirem. Se estourar a quantidade de pontos, paga e faz o curso de reciclagem, mas não deixa de dirigir mesmo estando suspenso".

Pedroso cita também que a engenharia de trafego deve trabalhar em cima do "tripé" educação, engenharia e fiscalização. "Nós dificilmente encontramos alguma placa de educação nesses trechos, do tipo use o cinto de segurança ou obedeça a velocidade estipulada. É uma situação diferente da Rodovia do Açúcar (SP-308), por exemplo, que tem muitas placas educativas".

DER
Em todos os comunicados do DER sobre a instalação de radares, o órgão frisou que as vias são sinalizadas e que os trechos ganharam placas indicando o limite permitido.

Confira os pontos com radares e os limites de velocidade:
Americana
Km 126,9 – 90 km/h
Km127,9  – 90 km/h
Km 131,17 – 90 km/h
Km 131,2 – 90 km/h

Santa Bárbara
Km 133,4 – 90 km/h
Km 134,3 – 90 km/h
Km 137,5 – 90 km/h

Piracicaba
Km 143,65 – 110 (veículos leves) e 90 km/h (veículos pesados)
Km 148,6 – 110 (veículos leves) e 90 km/h (veículos pesados)
Km 150,3 – 110 (veículos leves) e 90 km/h (veículos pesados)
KM 152,7 – 110 (veículos leves) e 90 km/h (veículos pesados)
Km 168,05 – 90 (veículos leves) e 70 km/h (veículos pesados)
Km 169,4 – 90 (veículos leves) e 70 km/h (veículos pesados)
Km 171,8 – 60 km/h
Km 173,4 – 110 (veículos leves) e 90 km/h (veículos pesados)
Km 176,2 100 km/h (veículos leves) e 90 km/h (veículos pesados)

São Pedro
Km 203,8 – 60 km/h
Km 208,4 – 100 km/h (veículos leves) e 80 km/h (pesados)
Km 211,85 – 100 km/h (veículos leves) e 80 km/h (pesados)

Santa Maria da Serra
Km 216,9 – 60 km/h