Codesp define estratégias para evitar filas durante a safra de grãos no Porto

O início da safra de grãos no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, foi tema de uma reunião, realizada na tarde da última terça-feira (10), entre representantes de empresas e órgãos públicos ligados ao Porto. Entre as sugestões apresentadas para evitar filas e congestionamentos durante o mês de março, está repetir o agendamento de caminhões, como já aconteceu no ano passado, quando os veículos desciam a serra com hora marcada.

Para o representante do Ministério dos Transportes, Miguel Bianco Masela, as medidas testadas podem contribuir para reduzir alguns problemas. “Nós organizamos o fluxo. O grande impacto, além de não ter fila, é que reduziu o frete rodoviário. Como o caminhão não perdia tempo na fila, ele poderia fazer mais viagens e, fazendo isso, ele baixou o frete”, disse.
Congestionamentos devido à super safra causaram transtornos em 2013 (Foto: Reprodução / TV Tribuna)

Outra alternativa que será usada neste ano é o monitoramento da chegada de caminhões, trens e navios ao Porto de Santos. O trajeto deles será acompanhado por uma central de controle para agilizar o embarque e desembarque da carga. "Vamos acompanhar o caminhão desde a origem até a chegada no Porto, com o uso de tecnologias que contam com leitores de radiofrequência. Nós já temos o sistema pronto e vamos fazer um monitoramento, inclusive prévio, pois já saberemos da chegada de um fluxo de caminhões e posso me preparar pra isso”, explicou o diretor de Planejamento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Luis Claudio Montenegro.

Histórico
A safra 2015 deve ser 7% maior que a do ano passado. Medidas já foram tomadas para caminhoneiros e moradores da região não enfrentarem os problemas que aconteceram há dois anos. Com a safra recorde em 2013, cerca de 12 mil veículos desciam a serra por dia e, sem espaço para descarregar, eles formaram longas filas prejudicando o trânsito e o acesso às cidades da região. A expectativa é de que obras como o novo anel viário de Cubatão e também o novo acesso à rua do Adubo pela margem esquerda do Porto contribuam para a melhora na fluidez.